Questões Concurso Ministério da Saúde

Considere que um servidor do Ministério da Saúde tenha utilizado, em obra ou serviço particular, equipamentos e materiais de propriedade da Administração Pública. Nos termos da Lei nº 8.429/92 ficou configurada a hipótese de ato de improbidade administrativa que:
  • A. Causa Prejuízo ao Erário.
  • B. Importa Enriquecimento Ilícito.
  • C. Importa em Crime de Responsabilidade.
  • D. Decorre de Aplicação Indevida de Benefício Tributário.
  • E. Atentam Contra os Princípios da Administração Pública.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Muitas das estratégias logísticas que são delineadas pelas organizações têm como foco o tipo de produto a ser disponibilizado ao mercado consumidor. Certas categorias de produtos podem demandar esforços logísticos maiores ou menores, podendo afetar o custo de distribuição como, por exemplo, o número de pontos de venda a serem abastecidos. Na atividade logística os produtos são classificados em “bens de consumo” ou “bens industriais”. Sobre os “bens de consumo”, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Bens de conveniência: representam uma categoria seleta e cara de produtos que dificilmente são encontrados pelos consumidores; necessitam, portanto, de um baixo custo de distribuição.

( ) Bens de uso especial: são aqueles em que os consumidores despendem esforço significativo para comprá-los, pois os mesmos procuram por marcas ou categorias específicas, abrangendo desde alimentos finos até produtos fabricados sob encomenda. Possuem baixo custo de distribuição.

( ) Bens de comparação: compreendem aqueles produtos em que os consumidores preferem pesquisar em diferentes lojas, comparando preços, qualidade e desempenho. Possui o maior custo de distribuição entre todas as categorias de bens, pois há necessidade de uma ampla rede de distribuição.

( ) Bens de conveniência: exigem uma ampla distribuição por intermédio de muitos pontos de venda, por isso os custos de distribuição são bastante elevados, compreendem produtos típicos como os saponáceos, tabacaria e alimentícios.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. F, F, F, V.
  • D. V, V, V, F.
  • E. V, F, F, F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O processo logístico é composto por uma série de atividades que devem funcionar de forma integrada. Estas atividades são classificadas como “primárias” ou “de apoio”. As atividades primárias são aquelas responsáveis pela maior parte dos custos logísticos, por isso são consideradas mais importantes. Já as atividades de apoio são adicionais e responsáveis pelo suporte às atividades primárias. Classifique adequadamente as atividades relacionadas a seguir em “

1. primárias” ou “2. de apoio”.

( ) Transporte.

( ) Armazenagem.

( ) Embalagem.

( ) Manuseio de materiais.

( ) Manutenção de estoques.

( ) Processamento de pedidos.

A sequência está correta em

  • A. 1, 1, 1, 2, 2, 1.
  • B. 2, 2, 1, 2, 1, 2.
  • C. 2, 1, 1, 2, 2, 1.
  • D. 1, 2, 2, 2, 1, 1.
  • E. 1, 2, 1, 2, 1, 2.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

É essencial para a competitividade das atividades comerciais que o setor logístico de uma empresa possa contar com alternativas de transporte para o escoamento de seus produtos ao mercado consumidor. Grande parte do custo da atividade logística está no transporte, por isso é importante que as empresas saibam diferenciar qual modal de transporte se adequa melhor a um determinado tipo de produto ou a uma determinada região. Sobre os modais de transportes e sua adequação aos diversos tipos de produtos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Rodoviário.

2. Ferroviário.

3. Hidroviário.

4. Dutoviário.

5. Aeroviário.

( ) Mais adequado ao transporte em longas distâncias, de produtos perecíveis e de mercadorias de alto valor.

( ) Apesar de oferecer opções limitadas de serviços, capacidades e baixa flexibilidade quanto à rota de distribuição, ainda sim é muito utilizado para o transporte de minérios, petróleo e seus derivados, entre outros.

( ) Mais adequado ao transporte a curtas distâncias de produtos acabados ou semiacabados.

( ) Mais adequado ao transporte em longas distâncias de matérias-primas ou manufaturados de baixo valor.

( ) Devido à sua alta capacidade de carga é o mais adequado ao transporte de mercadorias a granel ou de diversos tipos de embalagens como contêineres, sacas etc.

A sequência está correta em

  • A. 2, 3, 4, 5, 1.
  • B. 5, 3, 1, 2, 4.
  • C. 5, 4, 1, 2,3.
  • D. 1, 2, 5, 4, 3.
  • E. 2, 1, 3, 5, 4.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“Embora contemporâneo da Reforma Sanitária, o processo de Reforma Psiquiátrica brasileira tem uma história própria, inscrita num contexto internacional de mudanças pela superação da violência asilar.” (2º§); acerca do trecho anteriormente destacado do texto é correto afirmar, quanto aos conectores empregados, que:
  • A. Em “de mudanças” o “de” indica, de forma figurada, o meio pelo qual ocorrem as mudanças citadas.
  • B. O conector “pela” pode ser substituído, considerando seu sentido e devidas adaptações, pela expressão “em prol de”.
  • C. A preposição “em” empregada em “num contexto internacional” denota uma nova forma assumida pelo termo regido.
  • D. Com as devidas adaptações, o conectivo “embora” poderia ser substituído pela expressão “ainda se” mantendo-se o mesmo sentido original.
  • E. A preposição “de” em “da Reforma Sanitária” admite substituição pela preposição “a” mantendo-se a correção gramatical e o sentido original.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A ocorrência do conflito nas organizações é uma situação relativamente comum; no entanto, é essencial para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável, que os gestores saibam identificar as causas destes conflitos, para desativá-los, a tempo de evitar uma contaminação ainda maior do ambiente organizacional. Sobre os diferentes estilos de administração de conflitos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. Estilo de acomodação: consiste em resolver os pontos menores de discordância e deixa os conflitos maiores para a frente.
  • B. Estilo de compromisso: é utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução.
  • C. Estilo competitivo: é a atitude de confronto e de dominação em que uma parte se engaja em uma competição do tipo ganhar/perder forçando o uso de autoridade. O negócio é ganhar.
  • D. Estilo de evitação: é uma atitude de fuga em que o administrador procura evitar as situações de conflito, buscando outra saída ou deixando as coisas como estão para que, com o tempo, o conflito se torne menos intenso.
  • E. Estilo de confrontação: é utilizado para erradicar a ocorrência de conflito no ambiente organizacional. O administrador utiliza-se de advertências, suspensões e até mesmo demissões de funcionários envolvidos em conflitos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado. Em seu artigo 2º está definido que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Com base nestas informações, analise as afirmativas e assinale a que NÃO se enquadra no que está disposto nos parágrafos do artigo citado.
  • A. O dever do Estado exclui o dever das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
  • B. Dizem respeito também à saúde as ações que se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.
  • C. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.
  • D. Também é dever do Estado estabelecer condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
  • E. Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, a alimentação, a moradia, dentre outros.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Entende-se por estágios da receita orçamentária cada passo identificado que evidencia o ingresso da receita no caixa do governo. Afirma-se que os estágios da receita pública representam as fases percorridas pela receita na execução orçamentária. Com referência aos estágios da receita orçamentária, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. Declaração, momento em que o contribuinte declara o quanto auferiu de renda e o Estado calcula o valor devido.
  • B. Previsão representa a estimativa do que se espera arrecadar durante o exercício e que consta da Lei Orçamentária Anual (LOA).
  • C. Recolhimento é o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diretamente ao tesouro público o produto da arrecadação.
  • D. Lançamento é o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.
  • E. Arrecadação é o momento em que os contribuintes comparecem perante os agentes arrecadadores, devidamente credenciados e contratados, e paga suas obrigações para com o Estado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A receita pública pode ser conceituada como um conjunto de ingressos financeiros com fonte e fatos geradores próprios e permanentes oriundos da ação e de atributos inerentes à instituição e que, integrando o patrimônio na qualidade de elemento novo, produz-lhe acréscimos, sem, contudo, gerar obrigações, reservas ou reivindicações. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Receitas correntes.

2. Receitas de capital.

( ) Receita de operações de crédito.

( ) Receita da conversão, em espécie, de bens e direitos.

( ) Receita de aluguéis.

( ) Receita agropecuária.

( ) Receita industrial.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 2, 1, 2.
  • B. 2, 1, 1, 2, 1.
  • C. 1, 2, 1, 2, 2.
  • D. 2, 2, 1, 1, 1.
  • E. 1, 2, 2, 2, 1.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“Pregão é a modalidade para aquisição de bens e serviços comuns, assim considerados aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. Se não houver a fixação de um prazo no edital para a validação das propostas, o prazo estabelecido será de _____ dias.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  • A. 50
  • B. 60
  • C. 70
  • D. 80
  • E. 90
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: