Questões sobre Abordagem Comportamental da Administração

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Listagem de Questões sobre Abordagem Comportamental da Administração

Nas alternativas a seguir estão relacionadas necessidades que se incluem na teoria hierárquica das necessidades de Maslow, à exceção de uma. Assinale-a.

Leia as situações a seguir.
Situação 1: Bernardo sempre foi um servidor público exemplar. Porém, recentemente começou a faltar com muita frequência, com justificativas evasivas. Seu superior imediato, ao perceber a situação, conversou com Bernardo e concluiu que o que poderia estar causando aquela atitude era a falta de adequação entre o trabalho e as habilidades do servidor. Bernardo já tinha mestrado, mas seu cargo era de nível médio, ou seja, a natureza e a complexidade das atividades requeridas dele eram limitadas em relação à sua capacidade.
Situação 2: Isabela fez uma mudança no setor que coordena: propôs uma comunicação mais informal e flexível no lugar da comunicação extremamente formal que sempre caracterizara o setor. Em conversa com os funcionários, percebeu que a satisfação geral aumentou pela liberdade, agilidade e facilidade gerada pelo novo formato de comunicação.
Situação 3: Melina foi aprovada como administradora em uma universidade federal. No dia anterior a uma entrevista com a área de gestão de pessoas para avaliar qual setor seria o mais adequado a ela, conversou com uma amiga que já trabalhava na mesma universidade. A amiga alertou que Melina tentasse fugir de um determinado setor, pois ninguém conseguia ficar por muito tempo lá, tendo em vista que a competitividade era um valor muito compartilhado pelos coordenadores e por alguns servidores mais antigos.
Com base no tema “comportamento organizacional”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Na situação 1, pode-se afirmar que o absenteísmo é uma variável dependente do comportamento organizacional e as habilidades, uma variável independente no nível do indivíduo.
II. Na situação 2, pode-se afirmar que a comunicação é uma variável dependente do comportamento organizacional e a satisfação no trabalho, uma variável independente no nível do grupo.
III. Na situação 3, pode-se afirmar que a cultura organizacional é uma variável dependente do comportamento organizacional e a rotatividade no trabalho, uma variável independente no nível do sistema organizacional.

“Processo estruturado de análise da adequada aplicação do estilo administrativo e dos instrumentos administrativos desenvolvidos na busca de resultados estabelecidos no plano estratégico – através de estratégias, políticas, projetos e planos de ação –, sustentado pela estrutura organizacional, representada pelas responsabilidades, autoridades, comunicações e processo decisório e de acordo com os indicadores de desempenho e processos implementados na empresa, bem como respeitando as questões legais.” As informações se referem a:

Toda organização precisa preocupar-se com o estabelecimento de competências organizacionais, pois essa prática é fundamental para promover o alinhamento com as competências individuais. A partir disso, assinale a alternativa que indica competências organizacionais básicas. 

Os clientes somente tomam total conhecimento dos serviços prestados por determinada organização no momento em que, efetivamente, os utiliza. Por essa razão, não raras vezes, acabam escolhendo o serviço com base na reputação da organização ou recomendações de outras pessoas.
O texto refere-se às seguintes características dos serviços:

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