Questões de Administração Geral da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Geral da UFSC

#Questão 899109 - Administração Geral, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Assistente em Administração

Com relação ao tema “tomada de decisão”, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as frases a seguir.
I. Devido ao efeito __________, quando um professor bem-apessoado, confiante e com voz gentil subir ao palco, é possível prever que o público julgará seus comentários de modo mais favorável do que ele de fato merece.
II. Incluir a questão “Você estaria disposto a contribuir com R$ 100 mensais para o fundo de previdência?” antes do questionamento “Quanto você está disposto a contribuir?” causará o __________ no respondente.
III. As pessoas buscam dados que tenham maior probabilidade de se mostrarem compatíveis com as crenças que possuem no momento. Esse é o viés __________.

#Questão 899110 - Administração Geral, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Assistente em Administração

Josivaldo trabalha há 10 anos na Pró-Reitoria de Graduação de uma universidade federal. Ao fazer parte de uma comissão de planejamento, Josivaldo compartilhou com seus colegas a ideia de que as pessoas são menos confiantes de que um evento é inevitável depois de listarem mais maneiras pelas quais ele pode ser evitado. Considerando o tema “tomada de decisão”, assinale a alternativa que indica a heurística a que Josivaldo se refere. 

Gestores, indiferentemente de cargo e nível hierárquico, tipo e característica das organizações, são responsáveis pelas funções da administração. Acerca dessas funções, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as frases a seguir.
• A função gerencial de __________ é o processo de medir o desempenho do trabalho, comparando resultados com objetivos e adotando medidas corretivas quando necessárias.
• O processo de designar tarefas, alocar recursos e coordenar as atividades individuais e de grupos para implementar o que foi delineado é chamado de __________.
• Em gestão, __________ é o processo de estabelecer objetivos de desempenho e determinar quais medidas devem ser tomadas para alcançá-los.
• __________ é o processo de elevar o entusiasmo das pessoas para o trabalho e inspirá-las a cumprir as metas e atingir os objetivos. 

#Questão 899112 - Administração Geral, Organizações, Sistemas e Métodos, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Assistente em Administração

Tom, Jorge e Francisco são servidores públicos lotados na Coordenadoria de Projetos, na Coordenadoria de Cultura e Arte e na Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas de uma mesma universidade federal, respectivamente. Embora não trabalhem no mesmo setor, é comum conversarem nos intervalos ou quando se encontram pelos corredores da universidade. Eles se conheceram durante um curso oferecido aos servidores e passaram a interagir ao descobrirem que, além de torcerem pelo mesmo time de futebol, ainda atuam como voluntários numa mesma organização não governamental.
Com base no tema “organização informal”, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Tom, Jorge e Francisco atuam em pelo menos um grupo formal e um grupo informal na universidade em que trabalham.
( ) A identificação de interesses comuns, um dos fatores que condicionam a formação de grupos informais, permitiu que Tom, Jorge e Francisco passassem a formar um grupo informal dentro da universidade em que atuam.
( ) Há uma tendência de que o grupo formado por Tom, Jorge e Francisco afete negativamente o desempenho nos seus grupos formais de origem.
( ) Tom, Jorge e Francisco não formam um grupo informal, pois não há como constatar se pertencem ao mesmo nível organizacional.
( ) O grupo formado por Tom, Jorge e Francisco transcende a organização formal da qual fazem parte.

#Questão 899113 - Administração Geral, Gestão Estratégica, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Assistente em Administração

Karine e Camila são servidoras de uma universidade federal e participaram de um curso sobre motivação de pessoas. Em uma dinâmica da qual participaram, cada uma tinha que defender uma teoria sobre motivação, numa espécie de debate:
Karine: “Esta teoria é muito mais adequada para explicar como os indivíduos são motivados: ela parte de cinco necessidades que os indivíduos buscam atender, que vão das mais básicas até as mais complexas”.
Camila: “Bom, a teoria que eu defendo também compreende o atendimento de necessidades que vão das mais básicas às mais complexas. A diferença é que eu não as divido em cinco, mas em três”.
Karine: “A teoria que eu defendo pressupõe que uma necessidade de nível mais baixo tem de ser satisfeita substancialmente antes de se poder seguir adiante para atender uma necessidade de nível superior”.
Camila: “Já a teoria que eu trago não é assim rígida. Uma pessoa que não tenha atendido uma necessidade de nível mais inferior pode trabalhar no atendimento das necessidades consideradas mais superiores ou, ainda, trabalhar para atender todas as necessidades de forma simultânea”.
Com base no tema “motivação”, assinale a alternativa que indica as teorias que Karine e Camila estão defendendo, respectivamente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis