Questões Concurso Universidade Federal do Pernambuco - PE (UPE/PE)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Universidade Federal do Pernambuco - PE (UPE/PE)

Segundo a literatura, Hipócrates, há 500 anos a.C, valorizava a ingestão de alimentos contendo fibras devido ao efeito laxativo das fibras alimentares. Nos dias atuais, são vários os efeitos benéficos atribuídos às fibras, havendo ainda algumas indefinições sobre o tema. Sobre as características, propriedades e recomendações das fibras alimentares, analise as afirmativas abaixo:

I. As fibras são compostos, exclusivamente, de origem vegetal.

II. As fibras não são hidrolisadas pelas enzimas endógenas do trato digestório.

 III. É recomendada uma ingestão diária maior de fibras solúveis (75%) e de 25% de fibras insolúveis.

IV. É recomendada uma ingestão de 20 a 35g/dia de fibra para adultos, independentemente do sexo.

 V. De acordo com a ANVISA, na tabela nutricional, deve ser declarada a quantidade de fibras alimentares e pode vir a alegação de que o produto auxilia o funcionamento do intestino somente, se o produto contiver, no mínimo, 3 gramas de fibra por porção (se tratando de um produto sólido).

 Estão CORRETAS apenas

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

 Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Leia o texto abaixo:

O regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos, que trata a Portaria do Ministério da Saúde: Portaria No 158, de 4 de fevereiro de 2016, tem como objetivo regulamentar a atividade hemoterápica no País. O Art. 177 dessa Portaria preconiza quais testes pré-transfusionais deverão ser realizados para cada hemocomponente.

Com base no exposto acima, analise as afirmativas abaixo:

I. Para sangue total e concentrado de hemácias: Tipagem ABO (direta e reversa) e RhD e pesquisa de anticorpos antieritrocitários irregulares (PAI) no sangue do receptor; retipagem ABO (direta) e RhD do componente sanguíneo, e prova de compatibilidade entre hemácias do doador e o soro|plasma do receptor (prova de compatibilidade maior), nos casos especificados no Art.179.

II. Para sangue total e concentrado de hemácias: Tipagem ABO (direta e reversa) e RhD no sangue do receptor; pesquisa de anticorpos antieritrocitários irregulares (PAI) no sangue do doador e prova de compatibilidade entre hemácias do doador e o soro|plasma do receptor.

III. Para concentrado de plaquetas: Tipagem ABO (direta e reversa) e RhD no sangue do receptor e pesquisa de anticorpos antieritrocitários irregulares (PAI) no sangue do receptor.

IV. Para plasma e crioprecipitado: Tipagem ABO (direta e reversa) e RhD no sangue do receptor.

V. Para plasma e crioprecipitado: Tipagem ABO (direta e reversa) e RhD no sangue do receptor; pesquisa de anticorpos antieritrocitários irregulares (PAI) no sangue do receptor.

Estão CORRETAS, apenas,

É imprescindível que os profissionais da área de imuno-hematologia possuam o conhecimento das normativas contidas na Portaria No 158 do Ministério da Saúde, que regulamenta a prática transfusional, garantindo eficácia e segurança aos processos. Os testes de pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) e prova cruzada (PC) fazem parte dos testes pré-transfusionais preconizados por essa portaria. Em relação a esses testes, analise as afirmativas abaixo:

I. Quando a PAI resultar positiva, o próximo passo será a identificação da especificidade do(s) anticorpo(s) através da realização de painel de hemácias, seguido da seleção de bolsas, antígenos negativos, para aquele(s) anticorpo(s) identificado(s) no soro|plasma do indivíduo.

II. A PAI realizada pelo método de aglutinação em coluna dispensa a leitura das fases TA (temperatura ambiente) e 37o C, indo diretamente para a fase de antiglobulina humana.

III. A PAI é dita positiva quando há presença de aglutinação e/ou hemólise em qualquer uma das fases da pesquisa.

IV. Prova cruzada positiva indica: a presença de anticorpo no doador, reagindo contra antígenos das hemácias do receptor; erro na fenotipagem ABO do doador incompatível com a do receptor ou presença de anticorpo irregular adsorvido às hemácias do receptor.

V. Pesquisa de anticorpo irregular negativa com prova cruzada compatível nem sempre significa ausência de anticorpo irregular na amostra testada.

Estão CORRETAS

Sobre a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão da Saúde (PNH), analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Apresenta como um dos princípios gerais a utilização da informação, da comunicação, da educação permanente e dos espaços da gestão na construção de autonomia e protagonismo de sujeitos e coletivos.

( ) Se cumpridos os objetivos da PNH, serão reduzidas as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo, baseados em demanda espontânea.

( ) A referência e a contrarreferência devem ser uma diretriz para serviços de urgência e emergência, aumentando a resolução dos casos, provendo o acesso à estrutura hospitalar e a transferência segura.

( ) É orientada, na atenção especializada, a otimização do atendimento ao usuário por meio da agenda uniprofissional, com ações diagnósticas e terapêuticas que impliquem a centralização de saberes e terapêuticas de reabilitação.

( ) Para a atenção básica, indica a elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários e sua rede social, considerando as políticas intersetoriais e as necessidades de saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis