Questões Concurso Universidade Federal do Pernambuco - PE (UPE/PE)

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Fujita (2006), ao discorrer acerca da gestão de bibliotecas universitárias, adota uma óptica norteada pela teoria contingencial em uma perspectiva contemporânea, em que a biblioteca universitária é compreendida em seu contexto mais amplo, a Universidade ou a Instituição de Ensino Superior – uma vez que sua gestão não poderá estar desvinculada do meio-ambiente acadêmico e sua cultura. Logo, a autora compreende a Universidade enquanto “organismo vivo”, atuante como gerador, transmissor e receptor de conhecimentos.

Nesse contexto, a autora afirma que: “[...] a biblioteca universitária torna-se consciente de sua função intermediadora, realizando os processos documentários e preservando a informação para sua próxima transformação em conhecimento, em uma espiral de evolução científica e tecnológica”.

Nesse ínterim, a autora, norteada pelo pensamento de López Yepez (2000), aponta as funções básicas da biblioteca universitária, que, segundo ela, “derivam dessa dinâmica social que, em um movimento circular, fornecem insumos para sua própria continuidade”.

Com isso, quais as funções básicas da biblioteca universitária apontadas pela autora?

Barbalho (1997, p. 2) aponta que:

 “o _____________ pressupõe que as organizações desejem desenvolver-se positivamente para o futuro, implicando, portanto, o conhecimento de sua área de eficácia e eficiência, bem como dos limites da organização e das variáveis que compõem o ambiente externo, relacionado à comunidade, às tecnologias e aos valores no qual a Unidade de Informação está inserida.”.

Acerca da aplicação do Planejamento em Unidades de Informação, assinale a alternativa que indica o tipo de planejamento aplicado nos serviços e unidades de informação.

Segundo Boccato (2009, p. 120):

 “As linguagens documentárias, [são] caracterizadas como sistemas de organização do conhecimento [...] têm como primeira função representar o conteúdo dos documentos contidos em um sistema de recuperação da informação e, como segunda função, mediar a recuperação da informação por meio da representação das perguntas formuladas pelos usuários.”

Em relação às linguagens documentárias, assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Conforme VIEIRA (2014, p. 183):

“A ação cultural pode ser considerada como um projeto paralelo, a mais, somado às atividades normais de uma Unidade de Informação (U. I.) [...].” Tais ações são importantes e precisam levar em consideração “o enriquecimento e crescimento de seus usuários, ou seja, uma maior consciência e uso de sua cidadania através das artes e da cultura em geral”.

Com base nisso, o que se deve considerar na promoção de ações culturais em Unidades de Informação?

Paul Otlet na clássica obra

“Traité de documentation” (1934, p.10, 43) ao definir documento como: “o registro do pensamento humano e da realidade exterior em elementos de natureza material [...] um suporte de uma certa matéria e dimensão [...] em que se incluem signos representativos de certos dados intelectuais", propõe que “documento” seria um termo genérico, que cobriria não apenas documentos textuais mas também objetos iconográficos e audiovisuais, etc. Tal conceito ampliado de documento abandona a herança latina que atribui à palavra „documento‟ o sentido de lição e prova, ou seja, “um documento é uma prova em apoio a um fato”.

Esse alargamento conceitual corroborou para que Suzanne Briet (2016, p.1), – bibliotecária, documentalista e discípula dos postulados de Otlet- propusesse uma definição que, segundo a autora, é “mais adequada atualmente mas também a mais abstrata e, portanto, a menos acessível”. Com isso, indaga-se: Sobre o conceito de Documento proposto por Suzanne de Briet (2016), analise as afirmativas abaixo:

 I. Todo indício, concreto ou simbólico, conservado ou registrado, com a finalidade de representar, reconstituir ou provar um fenômeno físico ou intelectual.

 II. Qualquer recurso informacional físico.

III. Qualquer objeto que se colige como prova de autenticidade de um fato e que constitui elemento de informação.

IV. Toda base de conhecimento fixada materialmente e suscetível de ser utilizada para consulta, estudo ou prova.

Está CORRETO o que se afirma em

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