Questões sobre Organização e administração de bibliotecas

Bibliotecas são organizações forte e diretamente envolvidas com o fluxo informacional. Idealmente todo conhecimento produzido, registrado na forma de dados quantitativos ou qualitativos ou, ainda, em descrições textuais como nos livros, artigos, dentre outros, pode vir a ser incorporado nos acervos dessas organizações.

Considerando o ascendente volume de produção e oferta desse conhecimento, e o papel da biblioteca em relação aos tipos de tecnologias com potencial de aplicação nesse fluxo, atente para o que se diz a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Tecnologias assistivas são aquelas que ampliam ou complementam as capacidades humanas, inclusive em relação ao consumo de informações, auxiliando a obtê-las no fluxo informacional ou, ainda, auxiliando na adaptação da informação ao seu potencial usuário. É, portanto, papel da biblioteca fazer uso desses recursos tecnológicos.

( ) O papel da biblioteca em relação ao uso de tecnologia deve limitar-se aos sistemas informatizados de catalogação. Portanto, são tecnologias aplicáveis nas bibliotecas apenas aquelas diretamente relacionadas à catalogação. As demais, embora possam trazer contribuições, não estão abrangidas no escopo de ações esperadas de uma biblioteca.

( ) Sendo a biblioteca essencialmente uma organização que trata dos aspectos relacionados à organização e disseminação do conhecimento registrado, compete-lhe assumir o papel de esforçar-se na absorção de todo tipo de tecnologia que possa contribuir para que os seus serviços sejam aprimorados.

( ) A biblioteca é fruto de uma área eminentemente social, não sendo seu papel ocupar-se dos avanços tecnológicos, posto que não há relação direta entre a biblioteca e o uso de tecnologia, exceto pelos sistemas informatizados de catalogação. As linguagens documentárias e o conjunto de códigos e normas aplicáveis ao processamento técnico são suficientes.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, V, F, V.
  • D. F, F, V, V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Muitos textos científicos discutem a relação da biblioteca com as novas tecnologias, o que, em sua essência, já incorpora uma dificuldade concernente à definição do que vem a ser uma “nova tecnologia”. Dentre um dos muitos textos que abordam o tema, há o de James Thompson, intitulado “O Fim das Bibliotecas”, publicado em outubro de 1983. No texto, o autor aborda a lenta absorção de tecnologia por parte da biblioteca, referindo-se a esse fato como uma grave e real ameaça à atratividade e perenidade da biblioteca.

Considerando, ainda, as leis de Ranganathan — (1) os livros são para serem usados; (2) todo leitor tem seu livro; (3) todo livro tem seu leitor; (4) poupe o tempo do leitor; e (5) uma biblioteca é um organismo em crescimento — e refletindo sobre o potencial impacto que as tecnologias podem produzir na qualidade dos serviços das bibliotecas, é correto afirmar que

  • A. não há relação entre as leis de Ranganathan e o potencial impacto das tecnologias, pois eventuais ganhos com o uso da tecnologia não interferirão no funcionamento da biblioteca a ponto de aumentarem a eficiência de seus processos e procedimentos internos.
  • B. a biblioteca é uma instituição que se encontra presente no contexto educacional, inclusive por força de lei, portanto, mesmo que a biblioteca não se renove, não há como ela ser ameaçada por outros serviços, aí incluídos eventuais frutos de tecnologias que possam ser mais atrativas para as pesquisas do que os recursos ofertados nas bibliotecas.
  • C. eventuais possibilidades de melhoria pela tecnologia deverão ser submetidas ao modelo de operação da biblioteca, não o contrário, posto que existe uma hierarquia entre tecnologia transformadora e processo a ser transformado, em que este é estruturalmente superior àquela.
  • D. o potencial que a tecnologia oferece pode ser usado em benefício das bibliotecas, agregando novos serviços e acrescentando novas funcionalidades a serviços já existentes; tais serviços podem inclusive aumentar ou facilitar o acesso a recursos presentes na web e que tradicionalmente não estariam na abrangência da pesquisa feita na biblioteca.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação à seleção e aquisição em bibliotecas, julgue os seguintes itens. Tanto a biblioteca com finalidade restrita como a biblioteca de finalidade não restrita devem realizar pesquisa de opinião com a comunidade em geral, uma vez que esses usuários influenciam o processo de seleção, configurando-se como fator de decisão por títulos do acervo.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando Almeida (2005), em relação à avaliação de serviços de informação, programas e projetos, julgue os itens a seguir:

I - A avaliação somativa é geralmente efetuada ao término do projeto, para determinar seus méritos e fracassos;

II - A avaliação denominada marco zero analisa o diagnóstico e a proposta, antes de sua implementação;

III - A avaliação ex-ante ocorre após o período de implementação das ações e tem por finalidade analisar o efeito do projeto no público-alvo.

É correto apenas o que se afirma em:

  • A. III
  • B. I
  • C. I e II
  • D. II e III
  • E. I e III
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No livro de Tammaro (2008), são listados alguns critérios para a avaliação de bibliotecas digitais. Dentre eles, o critério que busca avaliar como um serviço de biblioteca digital faz a diferença em alguma atividade ou situação do usuário é:
  • A. Impacto
  • B. Extensão
  • C. Adoção
  • D. Utilidade
  • E. Eficiência
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando que uma administração eficaz de bibliotecas precisa estar focada nas reais necessidades de informação de sua comunidade de usuários, estando disposta não apenas a estudar essa comunidade, mas também a ouvi-la, julgue os itens a seguir. Independentemente do suporte ou da localização física da informação, o objetivo da administração eficaz de bibliotecas é atender com informação essencial aos usuários.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando que uma administração eficaz de bibliotecas precisa estar focada nas reais necessidades de informação de sua comunidade de usuários, estando disposta não apenas a estudar essa comunidade, mas também a ouvi-la, julgue os itens a seguir. Os conhecimentos do profissional de biblioteconomia devem ser específicos em gestão, de modo a possibilitar que ele faça que a alta administração compreenda a importância da interação nos processos de desenvolvimento da biblioteca.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando que uma administração eficaz de bibliotecas precisa estar focada nas reais necessidades de informação de sua comunidade de usuários, estando disposta não apenas a estudar essa comunidade, mas também a ouvi-la, julgue os itens a seguir. Para ser eficaz, uma administração deve adotar práticas administrativas flexíveis, que possibilitem a maior participação e interlocução entre o administrador, os funcionários e os usuários.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando que uma administração eficaz de bibliotecas precisa estar focada nas reais necessidades de informação de sua comunidade de usuários, estando disposta não apenas a estudar essa comunidade, mas também a ouvi-la, julgue os itens a seguir. É a administração que deve oferecer ao usuário produtos e serviços que atendam suas aspirações e necessidades.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As bibliotecas aplicam as leis bibliométricas como ferramentas de apoio a seus processos técnicos e para a gestão da informação e do conhecimento. Com base nos princípios dessas leis e na sua aplicabilidade, julgue os itens a seguir. Utiliza-se a Lei de Lotka na delimitação de zonas de ocorrência de palavras em índices e na identificação de conteúdo semântico em textos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: