É imprescindível que os profissionais da área de imuno-he...

É imprescindível que os profissionais da área de imuno-hematologia possuam o conhecimento das normativas contidas na Portaria No 158 do Ministério da Saúde, que regulamenta a prática transfusional, garantindo eficácia e segurança aos processos. Os testes de pesquisa de anticorpos irregulares (PAI) e prova cruzada (PC) fazem parte dos testes pré-transfusionais preconizados por essa portaria. Em relação a esses testes, analise as afirmativas abaixo:

I. Quando a PAI resultar positiva, o próximo passo será a identificação da especificidade do(s) anticorpo(s) através da realização de painel de hemácias, seguido da seleção de bolsas, antígenos negativos, para aquele(s) anticorpo(s) identificado(s) no soro|plasma do indivíduo.

II. A PAI realizada pelo método de aglutinação em coluna dispensa a leitura das fases TA (temperatura ambiente) e 37o C, indo diretamente para a fase de antiglobulina humana.

III. A PAI é dita positiva quando há presença de aglutinação e/ou hemólise em qualquer uma das fases da pesquisa.

IV. Prova cruzada positiva indica: a presença de anticorpo no doador, reagindo contra antígenos das hemácias do receptor; erro na fenotipagem ABO do doador incompatível com a do receptor ou presença de anticorpo irregular adsorvido às hemácias do receptor.

V. Pesquisa de anticorpo irregular negativa com prova cruzada compatível nem sempre significa ausência de anticorpo irregular na amostra testada.

Estão CORRETAS

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis