Listagem de Questões Concurso UFT
Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa.
Nesse sentido, é preciso que, em sua formação permanente, o professor
reconheça suas deficiências e se empenhe em estudar.
compreenda a importância da aquisição de técnicas de pesquisa.
obtenha uma postura humilde de procura de seu próprio conhecimento.
se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador.
repense seu papel de professor, buscando aprender como se pesquisa.
O diálogo pressupõe um ato de reflexão-ação comigo, com o outro e com o mundo.
O planejamento participativo revela a importância da organização coletiva e sua possibilidade de
uma prática mais eficiente.
resultados mais produtivos.
atividades mais estruturadas.
ação crítica e transformadora.
otimização de trabalho e recursos.
O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação.
No entanto, a ação organizada NÃO pode significar
opção política direcionada pelas diretrizes pedagógicas de uma Secretaria de Educação.
ação estática, mas ato constante de reflexão e de intervenção na realidade.
direção em busca de um projeto político de educação.
ação direcionada pelo interesse ou necessidade dos alunos.
inclusão de conteúdos novos, em função de demandas sociais.
Atento à "natureza social" do ser humano, que desde o berço vive rodeado por seus pares em um ambiente impregnado pela cultura, Vygotsky defendeu que o desenvolvimento da inteligência se dá
em ciclos concêntricos conforme a faixa etária.
pela aquisição de conhecimentos.
por meio do desenvolvimento de habilidades.
a partir da obtenção da capacidade de abstração.
pelo processo de interação social.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}