Listagem de Questões Concurso UFT
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Considere as seguintes afirmações:
I. M. mostra-se indignado.
II. É alta a corrupção na política.
III. M. acha que, sem a corrupção, o país avançaria.
Essas afirmações articulam-se de modo correto e coerente na frase:
Apesar de se mostrar indignado pela alta corrupção na política, M. acha que não obstante ela o país avançaria.
Mostrando-se indignado com a alta corrupção na política, M. julga que, não fosse ela, o país avançaria.
Sem a corrupção, à qual M. se mostra tão indignado como pela política, o país avançaria.
M. acha que o país poderia avançar, no caso que não houvesse a alta corrupção na política, que é indigna.
Diante desta alta corrupção na política, sem a qual não avançaria o país, M. mostra toda a sua indignação.
O nacionalismo brasileiro é fervoroso, mas falta ao nacionalismo brasileiro o sentimento da comunidade de destino, para que de fato vejamos frutificar o nacionalismo brasileiro.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os segmentos sublinhados, respectivamente, por:
falta-lhe nele - lhe vejamos frutificar.
lhe falta - vejamos frutificá-lo.
falta-o - vejamos ele frutificar.
falta-lhe - o vejamos frutificar.
falta a ele - vejamos frutificar-lhe.
As teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos.
De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é
resultado de processo que reflete os interesses particulares das classes e grupos dominantes.
produto da organização do mapa das habilidades necessárias à aprendizagem do aluno.
realizada através da imparcialidade dos conhecimentos científicos.
estruturada por valores consensuais da sociedade.
organizada por um conjunto de decisões técnicas.
Esta situação marcou a educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes da sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.
Estas idéias traduzem uma concepção de educação
A escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética - há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social.
Na relação Educação-Sociedade, a escola tem uma função
autônoma, diante dos fatores que estimulam as mudanças sociais.
reprodutora das idéias de uma sociedade capitalista.
contraditória, pois ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma a cultura de uma sociedade.
subordinada, com o objetivo de ser um aparelho ideológico do Estado.
mediadora, com o objetivo de eliminar as diferenças sociais e impedir os conflitos de classe.
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