Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue os itens a seguir. O currículo das universidades corporativas, em geral, prevê a promoção do desenvolvimento dos empregados nas áreas de cidadania corporativa, estrutura contextual e competências básicas do ambiente de negócios.
  • C. Certo
  • E. Errado
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“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”

Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

  • A. O currículo real é aquele que se materializa dentro do espaço da sala de aula, com professores e alunos, a cada dia.
  • B. As teorias críticas de currículo têm como destaque e ênfase os aspectos pedagógicos de ensino e aprendizagem.
  • C. O currículo formal refere-se às influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural de cada um.
  • D. O currículo é um reflexo e um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo, em que, por meio de ações descentralizadas, todos os segmentos da escola participam.
  • E. O currículo oculto traz institucionalmente os conjuntos de diretrizes a serem seguidas, traduzido em disciplinas e programas, passado ao professor na forma de guias de ensino, programas e livros didáticos.
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Leia o fragmento a seguir.

“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”

Para a organização do currículo por competências é necessário

  • A. considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados.
  • B. garantir a compartimentação disciplinar.
  • C. praticar uma avaliação classificatória da aprendizagem.
  • D. responsabilizar o professor pela elaboração e avaliação dos projetos de trabalho.
  • E. evitar o surgimento e a discussão de problemas.
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Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:

“O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento.”

De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.

  • A. Uma vez que todas as vivências proporcionadas pela escola veiculam valores, atitudes, sensibilidades, orientações e conhecimentos.
  • B. Já que o currículo inclui também as atividades previstas para fixação da aprendizagem.
  • C. Porque se deve considerar como currículo também os objetivos de aprendizagem estabelecidos pelos professores.
  • D. Porque o currículo compreende os componentes curriculares, as áreas de conhecimento e as normas de comportamento.
  • E. Uma vez que se deve também considerar na definição de currículo os conteúdos mínimos que compõem as avaliações externas.
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As informações atualmente estão disponíveis a um clique do celular. No contexto atual, observa-se o desafio de integrar as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) ao currículo, para trazer de fato a cultura digital à escola e demais espaços de aprendizagem. Qual informação, dentre as listadas a seguir, melhor explica a expressão “integrar as TICs ao currículo”?

  • A. Fazer o planejamento das aulas utilizando recursos da internet.
  • B. Realizar o máximo de aulas na sala de multimeios: sala de recursos onde há computadores disponíveis aos alunos.
  • C. Dar aulas utilizando o computador e o projetor de tela, projetando slides de conteúdos abordados no planejamento.
  • D. Desenvolver a temática para os alunos experenciarem sua tecnologia disponível (celular, computador etc.) nas diversas situações que envolvam o aprendizado.
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Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

  • A. A exploração dessas características e marcas demanda reconsiderar o currículo e as metodologias que colocam o professor no centro do processo educativo e focam a aprendizagem ativa.
  • B. Destaca-se como um dos desafios à educação o repensar sobre novas propostas educativas que superem a instrução ditada pelo livro didático, centrada no dizer do professor e na passividade do aluno.
  • C. Criar situações de aprendizagem em que os aprendizes fazem coisas, colocam conhecimentos em ação, pensam e conceituam o que fazem, constroem conhecimentos sobre os conteúdos nas atividades que realizam, bem como desenvolvem estratégias cognitivas, capacidade crítica e reflexão sobre suas práticas.
  • D. É importante considerar as práticas sociais inerentes à cultura digital, marcadas pela participação, criação, invenção, abertura dos limites espaciais e temporais da sala de aula e dos espaços formais de educação, integrando distintos espaços de produção do saber, contextos e culturas, acontecimentos do cotidiano e conhecimentos de distintas naturezas.
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No que concerne à pedagogia relacionada aos esportes, assinale a opção correta.
  • A. Dado o se alto grau de complexidade e dada a existência de regras preestabelecidas, o esporte de rendimento deve ser introduzido no ensino médio.
  • B. O esporte participação é aquele de caráter lúdico aplicado nas escolas nas séries iniciais do ensino fundamental.
  • C. O esporte educacional e o esporte participação promovem a interação social entre os participantes.
  • D. O esporte enquanto cópia de movimentos desportivos de maneira irrefletida gera frustração e insucesso para uma minoria dos alunos.
  • E. O esporte educacional aplicado de forma tradicional busca o desenvolvimento de competências imprescindíveis na formação de cidadãos.
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A escola é o ambiente formal dos saberes, do conhecimento, e o aluno está aprendendo a todo momento, adquirindo novos conhecimentos. Tudo o que é ensinado na escola é considerado currículo. Dessa forma, o currículo que não faz parte do oficial, que não é explícito é chamado de currículo:
  • A. Oculto
  • B. Informal
  • C. Real
  • D. Não-real
  • E. Formal
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Os primeiros jesuítas, quando aqui chegaram, estavam orientados pelo espírito da Contrarreforma, e o projeto educacional que buscaram implantar era fortemente influenciado pela Ratio Studiorum, que expressava um rígido código de conduta, ideias e princípios que deveriam orientar o ensino. Esse modelo jesuíta apresenta, entre suas principais características,
  • A. um currículo semiestruturado, liberdade para seleção de métodos de ensino e de aprendizagem, frequência e seriedade dos exercícios religiosos e hierarquia organizacional.
  • B. um currículo bem estruturado, definição de métodos de ensino e de aprendizagem, frequência e seriedade dos exercícios religiosos e hierarquia organizacional.
  • C. um currículo de forte conotação teológica, métodos de ensino expositivos e aprendizagem memorística, condutas e posturas respeitosas dos professores e alunos e forte hierarquia organizacional.
  • D. um currículo bem estruturado, imposição sobre os métodos de ensino e rigidez sobre os processos de aprendizagem, com textos indicados para estudo e exercícios religiosos.
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Uma educação emancipatória contribui para estabelecer uma relação dialética entre o currículo e o contexto histórico, social, político e cultural em que esse currículo está inserido. Na visão de Paulo Freire, são elementos de uma educação emancipatória
  • A. a reflexão crítica nas relações com o mundo; a atitude de fala consciente, que é mais importante do que a atitude de escuta.
  • B. o desenvolvimento de uma ação dialógica; a ideia de consciência como espelho da realidade.
  • C. a conscientização de homens e mulheres quanto à sua vocação ontológica e histórica de ser mais; a adaptação e o ajuste à sociedade contemporânea.
  • D. o desenvolvimento de uma consciência crítica capaz de superar a ideologia da opressão; o diálogo não como construção teórica, mas como construção prática.
  • E. o envolvimento de todos os atores do processo educativo por meio da vivência da prática dialógica; a cultura como o acrescentamento que o homem faz ao mundo que não fez.
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