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Nível de Escolaridade
Todos
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Nível Médio
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Listagem de Questões Concurso UFCG
#Questão 1129229
-
Pedagogia
,
Tecnologias Educacionais
,
UFCG
,
2025
,
UFCG
, Pedagogia
O professor de História do 9º ano solicitou que seus alunos assistissem a um documentário sobre a Revolução Francesa antes da aula. Ele preparou um roteiro com orientações sobre os pontos que deveriam fazer anotações para a próxima aula. Durante a aula, ele propôs um debate sobre as causas e consequências da Revolução, utilizando o documentário como base para as discussões. Após o debate, organizou a turma em grupos para que sistematizassem, em um mapa mental, as suas aprendizagens sobre o assunto estudado. Com base no exemplo, qual das alternativas abaixo descreve a metodologia utilizada pelo professor?
A)
Aprendizagem baseada em projetos, pois o professor organizou um projeto em que os alunos pesquisaram e apresentaram sobre a Revolução Francesa.
B)
Sala de aula invertida, pois o professor inverteu o processo da aula, com os alunos estudando o conteúdo em casa e utilizando o tempo em sala para aprofundar a aprendizagem.
C)
Aula expositiva, pois o professor apresentou o conteúdo da Revolução Francesa, utilizando o documentário como recurso complementar.
D)
Aprendizagem cooperativa, pois o professor dividiu a turma em grupos para que os alunos estudassem juntos o conteúdo sobre a Revolução Francesa.
E)
Gamificação, pois o professor utilizou elementos de jogos para tornar o aprendizado sobre a Revolução Francesa mais divertido e engajador.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 1129228
-
Pedagogia
,
Principais Autores
,
UFCG
,
2025
,
UFCG
, Pedagogia
Conforme Tardif (2014, p. 36), a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. Pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. Na sua teoria sobre os saberes docentes, o autor classifica-os em cinco categorias relacionadas com a trajetória percorrida pelos professores ao desenvolverem os saberes que utilizam efetivamente em sua prática profissional cotidiana.
Com base nisso, analise as afirmações a seguir sobre cada uma das categorias elaboradas pelo autor:
I - Saberes pessoais dos professores: conhecimentos adquiridos através de experiências de vida, cultura e relações sociais, que influenciam a prática pedagógica, como valores éticos e visão de mundo.
II - Saberes provenientes da formação escolar anterior: compreendem os conhecimentos pedagógicos e metodológicos adquiridos durante a formação profissional específica para o magistério, como estratégias de ensino e teorias educacionais.
III - Saberes provenientes da formação profissional para o magistério: envolvem os conhecimentos adquiridos em cursos de formação inicial e continuada, como didática e psicologia da educação.
IV - Saberes provenientes dos programas e livros didáticos usados no trabalho: incluem os conteúdos e metodologias prescritos, por exemplo, pelos currículos oficiais e pelos materiais didáticos utilizados nas aulas.
V - Saberes provenientes da própria experiência na profissão: referem-se aos conhecimentos desenvolvidos na prática docente, como a gestão da sala de aula e a adaptação de conteúdos às necessidades dos alunos.
A partir do texto, é
CORRETO
concluir o que se afirma em:
A)
II, III, IV e V, apenas.
B)
I, III, IV e V, apenas.
C)
I, II, III e IV, apenas.
D)
I, II, III e V, apenas.
E)
I, II, III, IV e V.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 1129230
-
Pedagogia
,
Avaliação Educacional
,
UFCG
,
2025
,
UFCG
, Pedagogia
Uma professora do ensino fundamental realizou uma atividade prática com seus alunos sobre a vida dos povos indígenas das comunidades que residem nos municípios próximos à escola. Ao final da atividade, a professora propôs um momento de discussão em grupo, para que os alunos pudessem compartilhar suas descobertas e dúvidas. Durante esse momento, a professora observou que alguns alunos apresentavam dificuldades em compreender o conceito de diversidade cultural, manifestando expressões de discriminação e estereótipos.
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I - A professora, ao promover um momento de discussão em grupo após a atividade prática, está utilizando a avaliação formativa como ferramenta para identificar as dificuldades dos alunos e ajustar sua prática pedagógica.
PORQUE
II - A avaliação formativa tem como objetivo principal classificar os alunos de acordo com seu desempenho, permitindo que a professora identifique os alunos que precisam de reforço escolar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção
CORRETA
:
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições falsas.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 1129231
-
Pedagogia
,
Didática e Prática no Ensino Superior
,
UFCG
,
2025
,
UFCG
, Pedagogia
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma instituição de Educação Superior, exigido pelo Ministério da Educação, corresponde ao plano estratégico, e define objetivos e princípios educacionais orientadores das suas atividades, bem como apresenta os meios e recursos para cumprir as metas definidas pela comunidade acadêmica. Tal documento se desdobra em outros, para que a finalidade da instituição se concretize efetivamente. Um dos desdobramentos mais importantes do PDI é o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) o qual sistematiza a identidade institucional em relação ao seu compromisso social com a formação de profissionais e pesquisadores cidadãos, cuja atuação contribua para a transformação da qualidade de vida da sociedade (Masetto, 2012). Considerando o texto apresentado, avalie as proposições a seguir:
I - O PPI é um documento estático, pois, ao ser aprovado pelo colegiado da instituição, torna-se uma referência fixa para todas as ações pedagógicas.
II - O PPI deve contemplar a diversidade dos estudantes, promovendo ações afirmativas e práticas pedagógicas inclusivas que garantam o acesso, a permanência e o sucesso de todos os alunos.
III - A avaliação do PPI é um processo fundamental para verificar a efetividade das ações pedagógicas e identificar as necessidades de ajustes e melhorias no documento.
IV - O PPI organiza e consolida a programação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, dos cursos de graduação, especialização e pós- graduação, bem como orienta as políticas sobre o corpo docente e a infraestrutura acadêmica, administrativa e pedagógica.
A partir do texto, é
CORRETO
concluir o que se afirma em:
A)
I, II e III, apenas.
B)
II e III, apenas.
C)
II, III e IV, apenas.
D)
I e IV, apenas.
E)
I, II, III e IV.
Responder
Comentários na Questão
#Questão 1129232
-
Odontologia
,
SUS
,
UFCG
,
2025
,
UFCG
, Odontólogo
A telessaúde vem sendo aplicada no Sistema Único de Saúde (SUS) como uma ferramenta para qualificar os profissionais e melhorar os cuidados em saúde oferecidos à população. Um dos seus objetivos é oferecer suporte a profissionais de saúde na tomada de decisões e, ao mesmo tempo, evitar encaminhamentos de casos que podem ser resolvidos na atenção primária a níveis de atenção mais complexos. Neste sentido, o estudo de Bavaresco et al. (2020), publicado no periódico
Brazilian Oral Research
, mostra que o uso de serviços de teleconsultoria para discussão de questões relacionadas à saúde bucal induz uma redução ___________ dos casos. Dentre as alternativas abaixo, qual preenche
CORRETAMENTE
a lacuna?
A)
Entre 15% e 20%.
B)
Entre 5% e 10%.
C)
Em menos de 2%.
D)
Entre 25% e 30%.
E)
De mais do que 45%.
Responder
Comentários na Questão
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