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Uma escola de educação básica tem entre suas incumbências elaborar e executar a sua proposta pedagógica, a qual expressa a função social da instituição educativa. Para que a escola construa, coletivamente, a sua função social, ela precisa se ancorar na legislação educacional e nas políticas públicas específicas à área educacional.
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - A Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 2º, estabelece a finalidade da educação voltada ao pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
PORQUE
II - A oferta da educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada em pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Não há dúvida de que estamos diante de um processo de ampliação do campo da docência. Nesse sentido, por considerar a docência como uma atividade especializada, defendo sua importância no bojo da visão profissional. Assim, uma das características fundamentais gira em torno da docência como profissão, e isso se opõe à visão não profissional. A profissão é uma palavra de construção social. É uma realidade dinâmica e contingente, calcada em ações coletivas. É produzido pelas ações dos atores sociais – no caso, os docentes. A docência requer formação profissional para seu exercício: conhecimentos específicos para exercê-lo adequadamente ou, no mínimo, a aquisição das habilidades e dos conhecimentos vinculados à atividade docente para melhorar sua qualidade (Veiga, 2014, p. 14).
Com base no texto de Ilma Passos Veiga sobre a docência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - A docência é uma profissão em constante construção social, produzida pelas ações coletivas dos professores.
PORQUE
II - A formação profissional é um componente essencial para a docência, pois proporciona aos professores os conhecimentos e habilidades necessários para o exercício da profissão.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Leia o excerto abaixo:
Em uma classe de ensino fundamental, apesar da relativa proximidade de idade, talvez haja mais diferença que na maioria dos grupos constituídos em uma sociedade. Essa diversidade representa um problema? Para quem? Os seres humanos não são capazes de enfrentar a diversidade, de lhe conferir sentido, de ordená-la, de utilizá-la para obter seus objetivos? À diversidade do mundo, o desenvolvimento afetivo e intelectual responde com a diferenciação dos conceitos, dos esquemas de pensamento, de percepção e de ação, dos modos de comunicação e de relação, dos investimentos relacionais (Perrenoud, 2001, p. 69).
Considerando o excerto, analise se a alternativa apresentada, nas asserções a seguir e a relação entre elas, pode ser viável de ser aplicada na resolução de um conflito no espaço escolar.

I - Trabalhar com a diversidade e a heterogeneidade na escola, mediar preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais, e participar de uma proposta dialógica de ensino e aprendizagem podem ser condutas pedagógicas pertinentes para a mediação de conflitos no contexto escolar.
PORQUE
II - É muito importante que o professor perceba que toda a estrutura escolar é uma construção relacional, fruto de eleições de conhecimentos, sujeitos, comportamentos, relacionamentos e, nesse sentido, se faz necessário que ele crie espaços em que as diferenças sejam envolvidas nesses processos de ensino e de aprendizagem, a partir de uma pedagogia que acolhe as diferenças.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

O Decreto n.º 3.298/1999, que regulamenta a Lei n.º 7.853/1989 e que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, regula os processos inclusivos na Educação Superior. No que se refere à inclusão na universidade, a Seção II – Do Acesso à Educação – institui que as instituições de ensino precisam ofertar:

I - Adaptações de provas e os apoios necessários, previamente solicitados pelo aluno portador de deficiência, inclusive tempo adicional para realização das provas, conforme as características da deficiência.
II - Organização padronizada do sistema geral do processo seletivo para ingresso em cursos universitários de instituições de ensino superior, para o aluno portador de deficiência, sem possibilidade de adaptações nas avaliações.
III - O Ministério da Educação, no âmbito da sua competência, expedirá instruções para que os programas de educação superior incluam nos seus currículos conteúdos, itens ou disciplinas relacionadas à pessoa portadora de deficiência.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma nas assertivas:

O planejamento pedagógico nas instituições de educação formal é fundamental para que os seus objetivos educacionais sejam alcançados. Seja nas escolas de Educação Básica ou nas instituições de Educação Superior, o planejamento pedagógico é um processo intencional e reflexivo que orienta a ação docente, visando à concretização dos objetivos educacionais e à promoção do desenvolvimento integral dos estudantes, considerando as características do contexto escolar e as necessidades dos alunos (Masetto, 2012; Vasconcellos, 2013). Considerando o texto, avalie as proposições apresentadas a seguir, em relação aos princípios fundamentais para que o planejamento contribua para a qualidade do trabalho pedagógico.

I - A flexibilidade é um princípio essencial, permitindo que o professor adapte o planejamento às necessidades e aos interesses dos alunos, sem perder de vista os objetivos a serem alcançados.
II - A centralidade no aluno deve permear todo o processo de planejamento, considerando suas características individuais, suas experiências prévias e seus estilos de aprendizagem.
III - A avaliação deve ser vista como um processo contínuo e formativo, que acompanha o desenvolvimento do aluno ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.
IV - A articulação entre teoria e prática é fundamental, buscando promover a construção de conhecimentos significativos e a aplicação dos conteúdos em diferentes contextos.
V - A padronização dos planos de aula é essencial para garantir a coerência e a organização do trabalho pedagógico, evitando a improvisação e a fragmentação do processo.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

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