Questões Concurso UFCG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFCG

De acordo com o Decreto n.º 5.296/ 2004 e suas alterações, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências, os estabelecimentos de ensino de qualquer nível, etapa ou modalidade, públicos ou privados, proporcionarão condições de acesso e utilização de todos os seus ambientes ou compartimentos para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, inclusive salas de aula, bibliotecas, auditórios, ginásios e instalações desportivas, laboratórios, áreas de lazer e sanitários. Considerando o Decreto n.º 5.296/2004 e suas alterações, analise se a alternativa apresentada, nas asserções a seguir e a relação entre elas, pode ser viável de ser aplicada.

I - O estabelecimento de ensino deverá colocar à disposição de professores, alunos, servidores e empregados portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida ajudas técnicas que permitam o acesso às atividades escolares e administrativas em igualdade de condições com as demais pessoas.
PORQUE
II - Em seu ordenamento interno há normas sobre o tratamento a ser dispensado a professores, alunos, servidores e empregados portadores de deficiência, com o objetivo de coibir e reprimir qualquer tipo de discriminação, bem como as respectivas sanções pelo descumprimento dessas normas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

A professora Simone inicia o semestre aplicando uma prova diagnóstica para identificar os conhecimentos prévios de seus alunos sobre o conteúdo que será trabalhado. Ao longo do semestre, ela utiliza atividades variadas, como quizzes online e debates em grupo, para fornecer feedback aos alunos e ajustar suas estratégias de ensino. Ao final do semestre, aplica uma prova escrita para avaliar a aprendizagem dos alunos. Considerando as informações apresentadas sobre a prática pedagógica da professora Simone, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - A professora Simone realizou a avaliação diagnóstica, a qual é fundamental para o planejamento eficaz das aulas, e a avaliação formativa, que lhe permite ajustar as estratégias pedagógicas durante o processo de ensino.
PORQUE
II - Um professor que utiliza apenas a avaliação somativa, como provas e trabalhos individuais ao final de cada unidade, negligencia a importância do acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos alunos e da identificação de suas dificuldades.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

A complexa realidade social e educacional desafia o professor a assumir-se efetivamente como um profissional pesquisador. Pedro Demo, um dos autores que defende essa perspectiva tanto na formação quanto na atuação profissional dos professores, argumenta que é condição fatal da educação pela pesquisa que o professor seja pesquisador. Mais que isto, seja definido principalmente pela pesquisa. Não precisa ser um “profissional da pesquisa”, como seria o doutor que apenas ou sobretudo produz pesquisa específica. Mas precisa ser, como profissional da educação, um pesquisador. Tratando-se do ambiente escolar, prevalece a pesquisa como princípio educativo, ou o questionamento reconstrutivo voltado para a educação do aluno (Demo, 2015, p. 38).
Nas abordagens sobre a sua perspectiva teórica, o autor apresenta cinco desafios da pesquisa para o professor. Analise as afirmações a seguir em relação a cada um dos desafios:

I - (Re)construir um projeto pedagógico próprio: implica que o professor não se limite a seguir um projeto pedagógico pronto, mas que o construa de forma personalizada, considerando o contexto específico de sua turma, escola e comunidade. A pesquisa permite que o docente identifique as necessidades e os interesses dos alunos, adaptando as atividades e as metodologias para promover um aprendizado significativo e contextualizado.
II - (Re)construir textos científicos próprios: escrever textos científicos não é uma atividade exclusiva dos pesquisadores acadêmicos. O professor deve ser capaz de produzir textos científicos próprios, a partir de sua experiência prática e da pesquisa realizada em sala de aula. Essa produção textual contribui para a divulgação do conhecimento e para a construção de uma comunidade de prática entre os educadores.
III - (Re)fazer material didático próprio: a produção de materiais didáticos próprios permite que o professor personalize o ensino, adaptando os conteúdos e as atividades às características e necessidades dos alunos. Ao criar seus próprios materiais, o docente desenvolve habilidades de autoria e de seleção de informações relevantes, além de estimular o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes.
IV - Inovar a prática pedagógica: a pesquisa é um motor de inovação na prática pedagógica. Ao investigar novas metodologias, recursos e abordagens, o professor pode transformar sua sala de aula em um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficaz. A inovação constante é fundamental para que o ensino seja relevante e capaz de atender às demandas de um mundo em constante mudança.
V - Recuperar constantemente a competência: a pesquisa é um processo contínuo de aprendizagem. Ao se dedicar à investigação, o professor mantém-se atualizado sobre as novas tendências e teorias da educação, além de desenvolver suas competências. A busca constante por conhecimento é fundamental para que o docente possa oferecer um ensino de qualidade e acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

De acordo com o Decreto n.º 5.296/ 2004 e suas alterações, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências, o atendimento prioritário compreende tratamento diferenciado em teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências, e similares. Considerando esse aspecto, analise as alternativas abaixo:

I - Serão reservados espaços livres para pessoas em cadeira de rodas e assentos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, de acordo com a capacidade de lotação da edificação.
II - Cinquenta por cento dos assentos reservados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida devem ter características dimensionais e estruturais para o uso por pessoa obesa, conforme norma técnica de acessibilidade da ABNT, com a garantia de, no mínimo, um assento.
III - Os espaços e os assentos deverão ser possibilitados em locais que garantam a acessibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, não sendo possibilitada a acomodação de um acompanhante próximo ao local, dificultando o direito deste de se acomodar junto ao grupo familiar e comunitário.
IV - Os locais reservados às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida deverão obrigatoriamente estar próximos às rotas de fuga e saídas de emergência acessíveis, conforme padrões das normas técnicas de acessibilidade da ABNT, a fim de permitir a saída segura de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, em caso de emergência.
V - As áreas de acesso aos artistas, tais como coxias e camarins, não podem ser acessíveis a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

A partir do Decreto n.º 5.296/2004 e suas alterações, é CORRETO o que se afirma em:

Pensar a função social da escola é pensar os sentidos da Educação e da sociedade que a constrói e que se constrói. A formação do sujeito e de sua subjetividade são produtos do processo educativo a que este mesmo sujeito está submetido e se há interesse da sociedade em participar desse processo de forma consciente e articulada, com fins de uma (re)organização social mais justa, a escola, as “pedagogias”, a Educação deverão ser pautas para construção de políticas públicas com objetivos melhor definidos (Caffagni, C. W. do A. Qual a função social da escola? Reflexões de nuances sociais e políticas a respeito da instituição escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 32, n. 122, p. 244-250, jan. 2024).
Neste excerto, a autora discute a importância da ampla participação no processo de reflexão e definição da função social de cada escola de educação básica. Entretanto, é preciso destacar que a legislação educacional orienta a definição da função social da escola. Considerando o disposto na Lei n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ao tratar da finalidade da educação, toda escola, ao construir sua função social, precisa contemplar o/a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis