Questões Concurso UFCG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFCG

A Avaliação arquivística é baseada na teoria do valor, que distingue o valor primário do secundário. Julgue as assertivas:

I - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou. Este valor é inerente à criação do documento e pode ser administrativo, fiscal ou jurídico.
II - Valor secundário é o valor que um documento tem para atender outros motivos pelos quais o documento não tenha sido criado intencionalmente. É atribuído quando o valor primário do documento cessa, mas a sua guarda continua a ser necessária para cumprir uma finalidade histórica, cultural e/ou científica. O valor secundário pode ser probatório ou informativo.
III - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou, e é também conhecido como valor arquivístico ou valor histórico de caráter permanente. Este valor é inerente à criação do documento e pode ser administrativo, fiscal ou jurídico.
IV - Valor secundário é o valor que um documento tem para outras entidades e pesquisadores, não para a instituição que o gerou. É atribuído quando o valor primário do documento cessa, mas a sua guarda intermediária continua a ser necessária. O valor secundário pode ser probatório ou informativo.
V - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou, e é também conhecido como valor arquivístico ou valor histórico de caráter permanente.

Julgue as assertivas caracterizando CORRETAMENTE o valor primário e o valor secundário

O Decreto nº 4.915, de 12 de dezembro de 2003, estabelece diretrizes para a gestão de documentos e informações no âmbito da administração pública federal. Qual alternativa NÃO corresponde às competências de seus órgãos setoriais?

De acordo com o artigo 13 do Decreto nº 10.148, de 2019, que dispõe sobre as atribuições dos integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), qual das alternativas abaixo NÃO é uma competência dos integrantes do SINAR?

O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) é um órgão colegiado instituído no âmbito do Arquivo Nacional, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Foi criado pelo Art. 26 da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. É atribuição do CONARQ:

Quanto à classificação dos arquivos e dos documentos de arquivo julgue as sentenças:

I - Os arquivos podem ser classificados de acordo com as características de sua entidade mantenedora.
II - A natureza dos documentos possui as categorias: arquivo especial, arquivo especializado e arquivo convencional.
III - A classificação dos arquivos pode ser interpretada a partir dos estágios de sua evolução: corrente, intermediário e permanente.
IV - Os arquivos podem ser públicos, institucionais, comerciais ou pessoais/familiares.
V - Os arquivos podem ser categorizados quanto à extensão de sua atuação, em arquivos setoriais e em arquivos gerais ou centrais.

Com base nas assertivas é CORRETO o que se afirma em : 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis