Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
A complexa realidade social e educacional desafia o...
#Questão 1129219
-
Pedagogia
,
Pesquisa em Educação
,
UFCG
,
2025
,
UFCG
, Pedagogia
A complexa realidade social e educacional desafia o professor a assumir-se efetivamente como um profissional pesquisador. Pedro Demo, um dos autores que defende essa perspectiva tanto na formação quanto na atuação profissional dos professores, argumenta que é condição fatal da educação pela pesquisa que o professor seja pesquisador. Mais que isto, seja definido principalmente pela pesquisa. Não precisa ser um “profissional da pesquisa”, como seria o doutor que apenas ou sobretudo produz pesquisa específica. Mas precisa ser, como profissional da educação, um pesquisador. Tratando-se do ambiente escolar, prevalece a pesquisa como princípio educativo, ou o questionamento reconstrutivo voltado para a educação do aluno (Demo, 2015, p. 38).
Nas abordagens sobre a sua perspectiva teórica, o autor apresenta cinco desafios da pesquisa para o professor. Analise as afirmações a seguir em relação a cada um dos desafios:
I - (Re)construir um projeto pedagógico próprio: implica que o professor não se limite a seguir um projeto pedagógico pronto, mas que o construa de forma personalizada, considerando o contexto específico de sua turma, escola e comunidade. A pesquisa permite que o docente identifique as necessidades e os interesses dos alunos, adaptando as atividades e as metodologias para promover um aprendizado significativo e contextualizado.
II - (Re)construir textos científicos próprios: escrever textos científicos não é uma atividade exclusiva dos pesquisadores acadêmicos. O professor deve ser capaz de produzir textos científicos próprios, a partir de sua experiência prática e da pesquisa realizada em sala de aula. Essa produção textual contribui para a divulgação do conhecimento e para a construção de uma comunidade de prática entre os educadores.
III - (Re)fazer material didático próprio: a produção de materiais didáticos próprios permite que o professor personalize o ensino, adaptando os conteúdos e as atividades às características e necessidades dos alunos. Ao criar seus próprios materiais, o docente desenvolve habilidades de autoria e de seleção de informações relevantes, além de estimular o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes.
IV - Inovar a prática pedagógica: a pesquisa é um motor de inovação na prática pedagógica. Ao investigar novas metodologias, recursos e abordagens, o professor pode transformar sua sala de aula em um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficaz. A inovação constante é fundamental para que o ensino seja relevante e capaz de atender às demandas de um mundo em constante mudança.
V - Recuperar constantemente a competência: a pesquisa é um processo contínuo de aprendizagem. Ao se dedicar à investigação, o professor mantém-se atualizado sobre as novas tendências e teorias da educação, além de desenvolver suas competências. A busca constante por conhecimento é fundamental para que o docente possa oferecer um ensino de qualidade e acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos.
A partir do texto, é
CORRETO
concluir o que se afirma em:
A)
I, II, III, IV e V.
B)
II, III e V, apenas.
C)
I, II e IV, apenas.
D)
I, II, III e V, apenas.
E)
I, III, IV e V, apenas.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...