Questões sobre Didática e Prática no Ensino Superior

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Listagem de Questões sobre Didática e Prática no Ensino Superior

Sobre o financiamento da educação superior no Brasil, é CORRETO afirmar que: 

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Farroupilha (PDI, 2019-2026), que estabelece o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O PPI tem a finalidade de traduzir o senso de responsabilidade do Instituto Federal Farroupilha, que tem por objetivo a manutenção da educação uniformizada concentrada no professor para manter as estruturas históricas e sociais.
II. O conhecimento acerca da realidade social é vital para a edificação de uma educação partícipe nos processos de instauração de uma nova sociedade.
III. Para a formação profissional técnica e tecnológica, os Institutos Federais têm por objetivo proporcionar uma formação científica, tecnológica, ética e cultural aos estudantes a fim de que possam desenvolver a capacidade pessoal de aprender, articular e colocar em ação conhecimentos, atitudes e valores necessários para o desempenho de atividade profissionais requeridas pela natureza do trabalho. 

#Questão 1120574 - Pedagogia, Didática e Prática no Ensino Superior, SELECON, 2025, HEMOMINAS, Analista de Hematologia e Hemoterapia - ANHH - Nível I - Grau A - Analista de Captação

No escopo de articulação dos hemocentros e de outras instituições públicas ou privadas, as universidades têm um programa dirigido à comunidade, que potencializa a formação dos estudantes e tem a capacidade de intervir em benefício da sociedade, que é o (a):

Com a ampliação do acesso ao ensino, a sua verticalização tornou-se uma realidade para a população brasileira, que passou a ingressar cada vez mais no Ensino Superior. Esse fator desencadeou grande preocupação por parte dos estudiosos, pois a formação da maioria dos professores que atuam no nível superior é voltada para sua atuação profissional. Com o decorrer das pesquisas, fica claro que apenas o domínio dos saberes técnicos da profissão não é suficiente. Os professores reproduzem as práticas pedagógicas vivenciadas por eles no Ensino Superior, desconsiderando as dimensões didático-pedagógicas. Mais que um “dador de aulas”, esse profissional precisa preocupar-se com os conhecimentos produzidos na área da educação em busca de um processo de ensino e aprendizagem ativo, participativo e dialético. 
Com base nessa premissa, qual dos princípios norteadores a seguir NÃO deve ser levado em consideração pelo professor do Ensino Superior no planejamento e execução de suas aulas? 

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma instituição de Educação Superior, exigido pelo Ministério da Educação, corresponde ao plano estratégico, e define objetivos e princípios educacionais orientadores das suas atividades, bem como apresenta os meios e recursos para cumprir as metas definidas pela comunidade acadêmica. Tal documento se desdobra em outros, para que a finalidade da instituição se concretize efetivamente. Um dos desdobramentos mais importantes do PDI é o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) o qual sistematiza a identidade institucional em relação ao seu compromisso social com a formação de profissionais e pesquisadores cidadãos, cuja atuação contribua para a transformação da qualidade de vida da sociedade (Masetto, 2012). Considerando o texto apresentado, avalie as proposições a seguir:

I - O PPI é um documento estático, pois, ao ser aprovado pelo colegiado da instituição, torna-se uma referência fixa para todas as ações pedagógicas.
II - O PPI deve contemplar a diversidade dos estudantes, promovendo ações afirmativas e práticas pedagógicas inclusivas que garantam o acesso, a permanência e o sucesso de todos os alunos.
III - A avaliação do PPI é um processo fundamental para verificar a efetividade das ações pedagógicas e identificar as necessidades de ajustes e melhorias no documento.
IV - O PPI organiza e consolida a programação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, dos cursos de graduação, especialização e pós- graduação, bem como orienta as políticas sobre o corpo docente e a infraestrutura acadêmica, administrativa e pedagógica.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

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