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Listagem de Questões Concurso SF

#Questão 178543 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Hoje, na América Latina, o processo de desmantelamento da universidade pública produz suas próprias metáforas, como expressam títulos de livros publicados recentemente: da universidade sitiada à universidade na encruzilhada; da universidade desconstruída à universidade em ruínas.

Há, ainda, uma dimensão que se implanta com velocidades diferenciadas: a privatização do ensino superior. O Brasil figura como o exemplo da hegemonia do setor privado — 2/3 das matrículas —, enquanto o México tem 2/3 das matrículas no setor público.

Com exceção da educação fundamental, na qual estão matriculados mais de 96% da faixa etária, o Brasil destaca-se pela baixa proporção de estudantes nas faixas etárias correspondentes aos níveis de ensino.

Considerando a situação do Brasil face a outros sistemas educacionais, julgue os itens abaixo.

A estrutura e a organização da educação brasileira é idêntica à dos demais países latino-americanos, como decorrência das discussões e negociações ocorridas no âmbito do MERCOSUL e da ALCA.

#Questão 178545 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Hoje, na América Latina, o processo de desmantelamento da universidade pública produz suas próprias metáforas, como expressam títulos de livros publicados recentemente: da universidade sitiada à universidade na encruzilhada; da universidade desconstruída à universidade em ruínas.

Há, ainda, uma dimensão que se implanta com velocidades diferenciadas: a privatização do ensino superior. O Brasil figura como o exemplo da hegemonia do setor privado — 2/3 das matrículas —, enquanto o México tem 2/3 das matrículas no setor público.

Com exceção da educação fundamental, na qual estão matriculados mais de 96% da faixa etária, o Brasil destaca-se pela baixa proporção de estudantes nas faixas etárias correspondentes aos níveis de ensino.

Considerando a situação do Brasil face a outros sistemas educacionais, julgue os itens abaixo.

O Brasil participa de sistemas internacionais de avaliação de rendimento escolar, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), coordenado pela OCDE, com a finalidade de buscar parâmetros para a formulação de conteúdos curriculares.

#Questão 178549 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

A Constituição da República define a educação como um direito social e preceitua que a educação é dever do Estado e da família, devendo ser promovida com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O financiamento da educação brasileira advém, principalmente, das seguintes fontes: receitas de impostos e de transferências constitucionais, de contribuições sociais, como o salário-educação, e receitas de incentivos fiscais. A propósito da estratégia de financiamento da educação brasileira, julgue os itens a seguir.

A proposta do governo federal de transformar as Instituições Federais de Ensino Superior em organizações sociais, aceita pela comunidade acadêmica, já está em fase de implementação.

#Questão 178551 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

A Constituição da República define a educação como um direito social e preceitua que a educação é dever do Estado e da família, devendo ser promovida com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O financiamento da educação brasileira advém, principalmente, das seguintes fontes: receitas de impostos e de transferências constitucionais, de contribuições sociais, como o salário-educação, e receitas de incentivos fiscais. A propósito da estratégia de financiamento da educação brasileira, julgue os itens a seguir.

O Salário Educação, instituído em 1964, é uma taxa proveniente da cobrança do percentual de 2,5% sobre o valor da folha de pagamentos de todas as empresas, e destina-se, exclusivamente, ao financiamento da educação básica pública.

#Questão 178553 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

A Constituição da República define a educação como um direito social e preceitua que a educação é dever do Estado e da família, devendo ser promovida com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O financiamento da educação brasileira advém, principalmente, das seguintes fontes: receitas de impostos e de transferências constitucionais, de contribuições sociais, como o salário-educação, e receitas de incentivos fiscais. A propósito da estratégia de financiamento da educação brasileira, julgue os itens a seguir.

A alimentação escolar contribui para o bom andamento das atividades pedagógicas e, por isso, é considerada entre as despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino.

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