Listagem de Questões Concurso SF
Essa taxa costuma apresentar-se ligeiramente mais elevada que a taxa da central de custódia e de liquidação de títulos (CETIP).
Por ser liquidada mediante cheques administrativos dos bancos, a taxa SELIC é também denominada de taxa ADM.
No processo de universalização e democratização do ensino, especialmente no Brasil, em que os déficits educativos e as desigualdades regionais são tão elevadas, os desafios educacionais existentes podem ter, na educação a distância, um meio auxiliar de indiscutível eficácia. O país conta com ampla rede de televisão e rádio educativas no setor público. Paralelamente, no setor privado também existe significativa produção de programas educativos, especialmente para a televisão. É significativo, também, o crescimento das atividades de informática voltadas para a educação.
Com a introdução das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) na escola — por exemplo, softwares interativos, Internet, hipermídia etc. —, como instrumentos de reforço da aprendizagem, pode-se concluir que foi rompido o paradigma da extensão para incorporar um paradigma de comunicação, conforme propunha Paulo Freire.
No contexto atual, o acesso à escola passa a ser considerado um direito de todo cidadão e, como tal, dever do Estado. O cumprimento desse dever iniciou-se ao final do século XIX, assumindo, atualmente, a forma de organização em sistemas de ensino, entendidos como amplas redes de escolas, articuladas vertical e horizontalmente, tendo como função garantir a toda a população dos respectivos países o acesso à cultura letrada. Diferentemente de outros países, no Brasil, esse processo somente tomou forma em meados do século XX, sendo afetado, mais recentemente, pelas mudanças científicas e tecnológicas. Com base nas especificidades do caso brasileiro nesse contexto, julgue os itens que se seguem.
O grande desafio que ainda se põe ao Brasil, no século XXI, é oriundo do século XIX. Trata-se da tarefa de organizar e instalar um sistema capaz de universalizar o ensino fundamental e, por esse caminho, erradicar o analfabetismo.
A CAPES vem desenvolvendo políticas de cooperação e intercâmbio internacionais. A partir de 1992, propôs-se a renegociar todos os acordos internacionais, estabelecendo como política prioritária o apoio à formação de recursos humanos de alto nível, vinculado a projetos de pesquisa conjuntas.
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