Questões Concurso SEMAD/MA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEMAD/MA

Paciente do sexo masculino, 42 anos de idade, queixa-se de cefaléia e perda de campo visual há três dias. Ressonância magnética de sela túrsica evidencia lesão expansiva de cerca de 4 cm no maior diâmetro, com expansão supra-selar e invasão de seio cavernoso.

Em relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.

Cortisol sérico basal dentro dos limites da normalidade torna desnecessário o uso de glicocorticóide no transoperatório.

Considerando os preceitos para o procedimento pericial, julgue os itens subseqüentes.

No procedimento pericial, as lesões do ombro — na avaliação sob o ponto de vista estritamente médico e quanto ao grau de comprometimento funcional — serão classificadas no grupo 1 quando os sintomas causarem muito pouco incômodo, a função das extremidades superiores for normal ou quase normal, não forem evidenciadas anomalias na exploração clínica e o paciente tiver autonomia total.

Uma mulher com 28 anos de idade, bancária, começou a ter dificuldade para digitar textos com a mão direita, por dormência no 4.º e no 5.º quirodáctilos. Ela foi examinada pelo médico da empresa em que trabalhava e teve o diagnóstico de lesão por esforço repetitivo, além de pitiríase alba, devido a manchas hipocrômicas no antebraço direito e na mão ipsilateral. Durante um churrasco, a paciente se queimou com as brasas, mas, apesar das lesões e da formação de bolhas na mão direita, não sentiu dor. Após esse episódio, voltou a procurar auxílio médico.

De acordo com o caso hipotético acima, julgue os itens a seguir.

A paciente em tela, sendo portadora de asma brônquica, doença renal, hipereosinofilia sanguínea, cursando com os sintomas neurológicos citados, deve ter incluída na investigação diagnóstica a doença de Churg-Strauss.

Um menino de 10 anos de idade tem uma longa história de drenagem de pus pelo ouvido direito. Essa afecção é resistente aos antibióticos, tanto sistêmicos como tópicos (gotas otológicas), usados comumente para infecções crônicas do ouvido. A criança é malnutrida e a mãe sofre de doença pulmonar crônica.

Com relação ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.

Granulomatose de Wegener é o diagnóstico mais provável no caso da criança em apreço, e não tem tratamento possível.

Uma paciente de 35 anos de idade queixa-se de perda de audição no ouvido direito iniciada há um ano. Reclama também de um zumbido no mesmo ouvido e da sensação de ouvido cheio, além da sensação de desequilíbrio, às vezes, ao locomover-se. O exame físico apresentou manchas café-com-leite no tórax e abdome, o que, segundo a paciente, são marcas de nascimento. Ela já retirou um schwanoma do pulso esquerdo e o exame de audiometria acusou perda neurossensorial, de moderada a severa, no ouvido direito, sendo que o ouvido esquerdo encontra-se normal.

Acerca desse quadro clínico, julgue os próximos itens.

O quadro descrito é compatível com neurinoma de nervo acústico no ouvido direito.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis