Questões Concurso SEED/SE

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Listagem de Questões Concurso SEED/SE

#Questão 173446 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

De acordo com a Deliberação CEE no 9/2000, os cursos presenciais correspondentes aos quatro últimos anos de escolaridade do ensino fundamental terão a duração mínima de 1.600 horas de efetivo trabalho escolar e os cursos presenciais correspondentes ao ensino médio terão a duração mínima de 1.200 horas de efetivo trabalho escolar.

 As idades mínimas para a matrícula inicial nesses cursos, são, respectivamente:

#Questão 173450 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Segundo a Deliberação CEE n° 9/1999  que institui a modalidade de Educação de Jovens e Adultos com atendimento individualizado e presença flexível e fixa normas para autorização de cursos no sistema de ensino do Estado de São Paulo - as autorizações para funcionamento desses cursos se darão desde que observadas as seguintes exigências:

I. apresentar proposta pedagógica e programa de ensino elaborados com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Médio ou Educação Profissional de Nível Técnico.

II. comprovar condições físicas e uso de metodologias que permitam atendimento individualizado.

III. comprovar experiência educacional de cursos presenciais de Educação de Jovens e Adultos.

IV. atender às normas relativas aos procedimentos de avaliação no processo e final.

Estão corretas APENAS as afirmativas

#Questão 173452 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

"Como posso atender os alunos com dificuldades visuais e auditivas de minha sala de aula, se não entendo nada desse assunto e tenho mais 34 alunos para ensinar? O discurso da inclusão não pode ser tomado a sério quando se pede para trabalhar sem nenhum suporte de trabalho para os professores, que têm que 'ser abertos' e sempre entenderem as dificuldades dos alunos."

Este desabafo, de uma professora da rede estadual de ensino, pode ser discutido à luz das normas fixadas na Deliberação CEE no 5/2000, quando esta explicita que o trabalho pedagógico com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais nas classes comuns deve envolver

I. materiais didáticos auxiliares e mobiliário adequado nas salas de ensino comum.

II. acompanhamento e reforço contínuo por parte do professor da classe.

 III. trabalho suplementar com professor especialista, quando for o caso.

IV. acompanhamento contínuo por parte da coordenação pedagógica da escola ao professor e devida formação específica em horário determinado.

Estão corretas APENAS as afirmativas

#Questão 173481 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Ao afirmar que a avaliação "deverá ser assumida como instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que se possa avançar no processo de aprendizagem", Cipriano Luckesi explicita o entendimento de avaliação

#Questão 173484 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

A avaliação da aprendizagem na escola traduz um referencial teórico que envolve uma concepção de educação e sociedade. A teoria é importante, sobretudo, porque

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