Questões Concurso SEED/SE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEED/SE

#Questão 173480 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Respondendo algumas perguntas, Charles Hadji nas suas conclusões provisórias, destaca que avaliação

I. é uma operação de leitura orientada da realidade, é tomar partido.

II. é pronunciar, incisivamente, julgamentos de valor sobre uma situação observada. I

II. é elemento chave da negociação didática e momento forte em um processo de regulação.

IV. formativa é um combate diário, exige coragem para ousar falar e

#Questão 173486 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Mere Abramowicz analisa a avaliação requerida pelo regime de progressão continuada e aponta aspectos que ela deve contemplar:

I. análise do desempenho do aluno: abrangente, processual, dinâmica, crítica, criativa, cooperativa.

II. ênfase no aspecto diagnóstico, informando aos pais os veredictos e encaminhando os alunos para processos de recuperação psicopedagógica externos.

III. lugar de destaque para a escola no processo avaliativo: avaliação contextualizada num projeto de educação e sociedade.

IV. opção por uma avaliação mais formativa com sentido mais interativo, qualitativo, compartilhado e dialógico.

V. priorização da abordagem disciplinar, apoiando a avaliação na estrutura lógica dos campos conceituais dos componentes curriculares.

 VI. suporte institucional, clima aberto da instituição e presença de agentes de inovação.

Estão corretas APENAS as afirmativas

#Questão 173488 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

O Conselho Estadual aprovou por unanimidade, a Indicação no 08/97, que dispõe sobre o regime de progressão continuada no sistema de ensino do Estado de São Paulo. Esta aprovação unânime aconteceu porque entenderam os conselheiros que esta Indicação

I. atende às preocupações da nova LDB e reconhecem a complexidade e a amplitude das alterações propostas.

II. permite às escolas a adoção de formas de progressão parcial ao longo dos ciclos, independente da seqüência do currículo.

III. recomenda o amplo debate na rede e com a comunidade antes de sua efetiva implantação.

IV. reconhece que a implantação da proposta depende, fundamentalmente, da competência pedagógica das escolas.

Estão corretas APENAS as afirmativas

#Questão 173509 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

De acordo com a bibliografia indicada, a análise das origens da supervisão na educação, desde o início de nossa história colonial, leva a constatar que a supervisão enquanto avaliação e controle institucional público, implicando a fiscalização,

#Questão 173524 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Maria Teresa Estrela – ao afirmar que, nos últimos trinta anos, a investigação sobre o ensino mostra que a profissão docente não pode se confinar a uma "pedagogia do dom natural" e que esta exige formação – pondera que temos que reconhecer que a formação dos professores tem subalternizado

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis