Questões Concurso SEEC-RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEEC-RN

As substâncias químicas são classificadas com base em sua composição e nas ligações que mantêm seus átomos unidos. Elas podem ser simples, compostas, iônicas, covalentes, polares, apolares e metálicas.

Com base na fórmula química e na classificação das substâncias, assinale, das alternativas abaixo, a que apresenta corretamente a substância e sua classificação química.

A cal viva (CaO) é amplamente utilizada na correção de solos ácidos devido à sua capacidade de reagir com a água, formando hidróxido de cálcio [Ca(OH)₂], que neutraliza o excesso de acidez do solo. Sabe-se que uma das causas da acidez nos solos é a presença de ácidos provenientes da chuva ácida, cuja formação pode estar associada a gases poluentes lançados na atmosfera.

Assinale a opção que descreve corretamente o papel da cal viva na correção da acidez do solo provocada pela chuva ácida.

#Questão 1132516 - Pedagogia, Legislação da Educação, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Pedagogia - Educação Especial

As opções abaixo apontam algumas das metas e objetivos da educação especial concernentes ao Plano Nacional de Educação, à exceção de uma. Assinale-a.

#Questão 1132517 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Pedagogia - Educação Especial

Os atuais avanços metodológicos e o desenvolvimento das técnicas de análise, bem como a profusão de estruturas conceituais, facilitam a criação de conhecimento, enquanto simultaneamente tendem a reduzir-se tematicamente os âmbitos de trabalho e de especialização de cada pesquisador ou pesquisadora. Neste momento encontramo-nos ante o risco de perder visões de conjunto, devido à excessiva compartimentação das parcelas do saber em espiral babélica, bem como aos inúmeros jargões específicos, um tanto obscurantistas, de cada uma delas. Deste modo, se reduz o fluxo de informações entre as pessoas dedicadas à pesquisa de diferentes disciplinas e subdisciplinas, assim como entre as comunidades científicas e o resto da sociedade.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 88, adaptado, p. 67.

O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos. 

#Questão 1132518 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Pedagogia - Educação Especial

Não é mais aceitável conviver com uma escola onde os alunos, ao entrarem, “pendurem” no cabide imaginário das convenções protocolares sua auto-estima e sua alegria em se conhecer, suas mágoas e suas frustrações.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 62.

O trecho acima adverte para a necessidade de se desenvolver na escola as capacidades

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis