Questões de Química da FGV

Listagem de Questões de Química da FGV

#Questão 952386 - Química, Transformações Químicas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Química

“Transfira 3 gotas da solução de nitrato de chumbo para o tubo de ensaio e adicione 3 gotas da solução de iodeto de potássio. Observe o que acontece na mistura das soluções.”.
A aula experimental em laboratório de química configura uma atividade cujo objetivo é exercitar a observação e evidenciar a transformação química, seja pela mudança de coloração, formação de precipitados ou liberação de gases.
O trecho foi extraído de uma apostila de aulas experimentais de química. Nesse experimento, o aluno deverá perceber a formação de um precipitado amarelo.
Com o desenvolvimento dessa atividade, o aluno poderá perceber e concluir sobre a possível ocorrência de uma reação

#Questão 952387 - Química, Teorias e Práticas para o Ensino de Química, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Química

“Um dos maiores defensores da inclusão de história das ciências e epistemologia no ensino de ciências é Michael Mattews, que advoga a importância tanto do ensino sobre as ciências quanto do ensino de ciências. Na sua perspectiva, ensinar sobre ciências inclui, além dos resultados científicos, a discussão de toda uma dinâmica da atividade científica: descoberta, justificação, divulgação e aceitação do conhecimento científico.”
O texto defende a inclusão de história de ciências no currículo em ação.
As opções a seguir apresentam vantagens para o uso da história das ciências, à exceção de uma. Assinale-a.

#Questão 952388 - Química, Transformações Químicas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Química

“Aceitando a ideia de Boyle de que gases consistem de partículas minúsculas, [Dalton] logo descobriu uma propriedade fundamental dos gases, até hoje conhecida como Lei de Dalton.”
STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev - A verdadeira história da Química. 2002. Zahar.
Assinale a opção que apresenta corretamente a Lei de Dalton.

#Questão 952390 - Química, Representação das transformações químicas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Química

O método de Winkler para a determinação de oxigênio dissolvidoconsidera a fixação de O2 no momento da coleta via reação comíons Mn2+, que é adicionado ao frasco coletor junto com soluçãoalcalina de iodeto/azida.
A sequência de reações que ocorrem no momento da coleta é:
 Mn2+ + 2 OH- ? Mn(OH)2  2Mn(OH)2 + O2 ? 2 MnO(OH)2
Já no laboratório, a solução é acidificada e o precipitado édissolvido:
 MnO(OH)2 + 4 H+ ? Mn4+ + 3 H2O  Mn4+ + 2 I- ? Mn2+ + I2
O iodo formado é titulado com tiossulfato permitindo adeterminação do O2.
Nesta sequência de reações, 1 mol de I2titulado equivale a

#Questão 952389 - Química, Química Orgânica, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Química

“Em sua busca pela pedra filosofal, os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre (...) Pouco depois de 1300, o Falso Geber descobriu o vitríolo. Ali estava um líquido que parecia dissolver, corroer quase todas as coisas e reagir com elas!”
“Além do ácido sulfúrico, o Falso Geber descreveu também como fazer ácido nítrico forte.”
Os métodos usados por alquimistas, ainda que rudimentares, permitiram o isolamento de ácidos acético, lático, sulfúrico e nítrico. O último, conhecido na época como água forte, se destacava pela “assombrosa capacidade de dissolver quase tudo, exceto ouro”.
[Dados: Potenciais de Redução Padrão:
2H+ + 2e- ? H2                                          E0 = 0,00 V NO3- + 4H+ + 3e- ? NO + 2H2O               E0 = 0,96 V  NO3- + 2H+ + e- ? NO2 + H2O                 E0 = 0,80 V Cu2+ + 2e ? Cu                                         E0 = 0,34 V]
Tomando o cobre como exemplo, a capacidade do ácido nítrico dissolver esse metal deve ser, à luz do conhecimento atual, justificada pela