Questões Concurso SEEC-RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEEC-RN

#Questão 1132572 - História, História Geral, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de História

Leia o trecho a seguir.

Testemunhas da execução de Carlos I afirmaram que, após a cabeça do rei ser cortada, a multidão que assistia emitiu um longo e profundo gemido coletivo. Nesse momento sem palavras, podemos começar a imaginar as consequências culturais do regicídio. Quase todos os escritores sobre casamento e família do século anterior haviam traçado a equação habitual entre o domínio do pai sobre sua família e o domínio do rei sobre seus súditos. Cada um refletia o outro, e cada um funcionava para sustentar a autoridade do outro. Para nós, a metáfora é apenas uma comparação, mas no período moderno inicial, as semelhanças ainda falavam de alguma identidade comum ou compartilhada. Dizer que a família era como o Estado e vice-versa implicava um tipo de conexão entre os dois que não conseguimos mais imaginar plenamente. Executar o rei implicava um desafio à autoridade dos pais em todo o país.
Adaptado de: FISSELL, Mary. Vernacular Bodies: The politics of reproduction in early modern England. Oxford: Oxford University Press, 2004, p. 164.

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a interpretação da autora sobre o regicídio ocorrido na Guerra Civil da Inglaterra e seus impactos culturais. 

#Questão 1132576 - Pedagogia, Educação Infantil, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Pedagogia - Anos Iniciais

Espaços diferenciados nos quais a criança possa explorar pensamentos inteligentes através de diferentes linguagens, praticando a música, o desenho a descoberta de palavras em outro idioma, as atividades que animem seu equilíbrio, a pontaria, a destreza e que explorem seu tato, paladar, olfato, percepção de cores e ainda outras linguagens.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 72.

O trecho em destaque indica condições favoráveis focadas no desenvolvimento de capacidades

#Questão 1132577 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Pedagogia - Anos Iniciais

É sabido que aprender-ensinar-aprender, processo em que mulheres e homens ao longo de suas vidas fazem e refazem seus jeitos de ser, viver, pensar, os envolve em trocas de significados com outras pessoas de diferentes faixas etárias, sexo, grupos sociais e étnico-raciais, experiências de viver. Tratar, pois, de ensinos e de aprendizagens é tratar de identidades, de conhecimentos que se situam em contextos de culturas, de choques e trocas entre jeitos de ser e viver, de relações de poder.

FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p. 13.

As opções abaixo apresentam as finalidades de se estreitar as relações entre pessoas de diferentes grupos étnico-raciais, à exceção de uma. Assinale-a:

#Questão 1132573 - História, História Geral, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de História

Leia o trecho a seguir.

Antes da era da expansão europeia além-mar e da circunavegação portuguesa pela África, a Itália renascentista tornou-se um destino comum para numerosos monges e dignitários etíopes. Esses viajantes se apresentaram no cenário europeu como agentes ativos da descoberta transcontinental: interessados em aprender mais sobre uma região que viam como o centro definitivo do cristianismo organizado, tornaram-se os protagonistas de uma era etíope de exploração. Longe de serem vistos como 'outros' inferiores, os etíopes eram, de fato, considerados fornecedores de conhecimento em um mundo europeu cuja autoidentificação estava fundamentada na identidade cristã e onde um paradigma religioso de semelhança e alteridade prevalecia sobre a raça e a cor no discurso sobre a diferença. Eles devem ser vistos como contribuintes chave para a criação do que foi apropriadamente chamado de 'consciência planetária', o processo pelo qual os europeus adquiriram autoconsciência sobre os territórios alémmar.

Adaptado de: SALVADORE, Matteo. The Ethiopian Age of Exploration: Prester John’s Discovery of Europe, 1306-1458. Journal of World History, Vol. 21, No. 4, 2011, pp. 593-594.

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a interpretação do autor sobre a presença de indivíduos etíopes na Itália durante o Renascimento.

#Questão 1132578 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Pedagogia - Anos Iniciais

A palavra “autonomia” vem do grego e significa capacidade de autodeterminar-se, de autorealizar-se, de “autos” (si mesmo) e “nomos” (lei). Autonomia significa autoconstrução, autogoverno. A escola autônoma seria aquela que se autogoverna. Mas não existe uma autonomia absoluta. Ela sempre está condicionada pelas circunstâncias, portanto a autonomia será sempre relativa e determinada historicamente.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2002, p. 10.

Tendo como base a noção de autonomia relacionada ao contexto da educação, avalie as afirmativas que se seguem:

I. O modelo de ensino calcado na pedagogia tradicional representa um esforço em busca da construção da autonomia.
II. O ensino comprometido em desenvolver a autonomia possui a presença predominante do diálogo em seus métodos e técnicas.
III. Promover a autonomia na educação das crianças possui desdobramentos políticos, pois é um exercício concreto de preparação para a vida do cidadão.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis