Questões Concurso SEEC-RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEEC-RN

O botão desaparece no desabrochar da flor, e poderia dizer-se que a flor o refuta; do mesmo modo que o fruto faz a flor parecer um falso ser-aí da planta, pondo-se como sua verdade em lugar da flor: essas formas não só se distinguem, mas também se repelem como incompatíveis entre si. Porém, ao mesmo tempo, sua natureza fluida faz delas momentos da unidade orgânica, na qual, longe de se contradizerem, todos são igualmente necessários.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014.

O trecho acima ilustra a concepção dialética de Hegel, segundo a qual os contrários

A ameaça dos homens não vem primeiramente das máquinas e aparelhos da técnica cujo efeito pode causar a morte. A autêntica ameaça já atacou o homem em sua essência. O domínio da armação [Gestell] ameaça com a possibilidade de que a entrada num desabrigar mais originário possa estar impedida para o homem, como também o homem poderá estar impedido de perceber o apelo de uma verdade mais originária.
HEIDEGGER, M. “A questão da técnica”. Scientiae Studia, São Paulo, v. 5, n. 3, 2007.

O filósofo alemão Martin Heidegger é conhecido por sua crítica à modernidade do ponto de vista ontológico. Segundo o trecho, o perigo essencial da técnica moderna é

Em todo caso, é necessário decidir primeiro a qual dos gêneros a alma pertence e o que é — quero dizer, se ela é algo determinado e substância, ou se é uma qualidade, uma quantidade ou mesmo alguma outra das categorias já distinguidas —, e, ainda se está entre os seres em potência ou, antes, se é uma certa atualidade.
ARISTÓTELES. De Anima. São Paulo: Editora 34, 2012.

O trecho acima pertence ao início das investigações de Aristóteles acerca da alma. O filósofo concluirá que a alma é

#Questão 1132740 - Pedagogia, Legislação da Educação, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Educação Física

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a delimitação das habilidades a serem desenvolvidas nas Unidades Temáticas do currículo da Educação Física Escolar privilegia diferentes dimensões de conhecimento ligadas às práticas corporais.
Nesse sentido, relacione as dimensões do conhecimento com os seus respectivos conceitos.
( ) Dimensão associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais, reunindo conhecimentos como a classificação dos esportes e os efeito de determinado exercício físico no desenvolvimento de uma capacidade física.
( ) Dimensão do conhecimento que se origina pela vivência das práticas corporais, pelo envolvimento corporal na realização das mesmas. São conhecimentos que não podem ser acessados sem passar pela vivência corporal.
( ) Dimensão que capacita o estudante a realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal, desenvolvendo a competência necessária para potencializar seu envolvimento com práticas corporais, no lazer ou para a saúde.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada, de cima para baixo.

#Questão 1132741 - Pedagogia, Legislação da Educação, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Educação Física

Com o objetivo de aumentar a flexibilidade na delimitação dos currículos e propostas curriculares ao longo do Ensino Fundamental, tendo em vista a sua adequação às realidades locais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe a organização e a distribuição das unidades temáticas de Educação Física, seus objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades, ao longo de diferentes blocos dos anos iniciais e finais de formação.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A unidade temática Brincadeiras e Jogos tem seus objetos de conhecimento explorados durante todos os anos (blocos dos Anos Iniciais e Anos Finais) do Ensino Fundamental.
II. A unidade temática Lutas tem seus objetos de conhecimento explorados a partir do bloco do 3º - 5º anos do Ensino Fundamental, terminando no bloco 8º - 9º anos.
III. A unidade temática Práticas Corporais de Aventura e seus objetos de conhecimento começam a ser explorados a partir do bloco 6º - 7º anos, sendo desenvolvidos até o final do Ensino Fundamental.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis