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#Questão 1132459 - Pedagogia, Legislação da Educação, FGV, 2025, SEEC-RN, Professor de Ensino Religioso

A partir da Lei n. 9.475/97, o Ensino Religioso passou a ser considerado um componente curricular responsável por assegurar o conhecimento e o respeito à diversidade religiosa. As Ciências da Religião são a área de conhecimento que passou a respaldar esses conteúdos.

Com base na normativa citada, é correto afirmar que o Ensino Religioso

Leia o trecho a seguir sobre o ensino religioso.

O Ensino Religioso é compreendido como educação sobre a religiosidade humana, devendo tratar pedagogicamente do conhecimento espiritual que existe entre e para além de todas as tradições místicas, religiosas e não religiosas, tematizando seus conteúdos simbólicos nos espaços e tempos sagrados, bem como os valores que as espiritualidades, na prática, desenvolvem através da história. Trata-se, então, de comparar criticamente e interpretar os fatos – também religiosos – nos seus contextos históricos, em busca de significados mais profundos para esse patrimônio cultural da humanidade que são as espiritualidades filosóficas e religiosas.

ARAGÃO, G.; SOUZA, M. Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Estudos Teológicos, São Leopoldo, 2018, v. 58, n. 1, p. 43.

As afirmativas a seguir caracterizam corretamente as dimensões do Ensino Religioso, com base no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.

O xamanismo dos povos indígenas das terras baixas da América do Sul é um sistema complexo de crenças, práticas e rituais. Embora existam diferenças entre os povos, avalie as afirmativas a seguir a respeito de suas características comuns e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os xamanismo e pajelança podem ser considerados equivalentes quando usados para indicar a função de mediação entre o mundo humano e o mundo dos espíritos.
( ) A mediação exercida pelos xamãs amazônicos é um meio para conectar os humanos viventes aos espíritos humanos e animais que fazem parte das cosmologias indígenas.
( ) As entidades com as quais os xamãs indígenas se relacionam são deuses que encarnam ou que detêm poderes sobre fenômenos naturais e para os quais são realizados os sacrifícios e erigidos templos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A respeito do budismo tibetano, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Dalai-lama não é uma pessoa, e sim o título atribuído aos líderes espirituais considerados manifestações do Buda da Compaixão.
( ) Desde 1959, o Dalai-lama é também o representante do governo autônomo do Tibete, supervisionando a atividade do legislativo tibetano.
( ) Diferentemente do budismo chinês, a vertente tibetana não acredita na reencarnação, tornando cada jornada espiritual única e finita.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

O taoísmo baseia-se nos escritos reunidos no “Livro do Tao e do Te”, atribuído a Lao Tse. A respeito dos conceitos fundamentais dessa tradição filosófica e religiosa, analise as afirmativas a seguir.

I. O conceito de Wu Wei (não-ação) indica a ausência de ação e a passividade perante os eventos que escapam à compreensão humana.
II. O ideograma chinês Tao traduzido literalmente significa caminho e exprime o conceito filosófico de absoluto.
III. Yin e Yang são conceitos que se referem à dualidade de tudo que existe no universo, descrevendo as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas.

Está correto o que se afirma em:

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