Questões Concurso Secretaria da Cultura - CE (SECULT/CE)

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Escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações.

( ) Santo Agostinho foi o primeiro filósofo a sintetizar o pensamento clássico e revive-lo em conformidade com o novo contexto cristão. Desde os primórdios do cristianismo, a música – ao mesmo tempo em que se reconhecia profundamente em débito com as concepções pitagóricas e platônicas e sua intrínseca relação como o mundo pagão –, oscilava entre duas atitudes incompatíveis: de um lado era entendida como fonte de corrupção, de outro, de ascese espiritual.

( ) Sabemos que a doutrina pitagórica foi muito além do aspecto matemático, ensejava fortes aspectos moralista, metafísico e político-pedagógico. Segundo os pitagóricos, a música, sendo ela capaz de imitar a virtude, era capaz de erradicar o vício e purificar a alma – exercendo, assim, uma função catártica – e restabelecer a harmonia da alma. A dimensão ética e pedagógica da música foi um terreno fecundo para a filosofia antiga e manteve-se fortemente presente durante o primeiro milênio da Era Cristã.

( ) Apenas ao final do primeiro milênio surge uma nova atitude no pensamento musical. Os escritos sobre música deixavam de ser abstratos e ocupavam-se, cada vez mais, de assuntos concretos. O ensino da música concreta demandava novas exigências educacionais, na medida em que se via surgir uma nova tomada de consciência das diferenças de estilos musicais entre a tradição gregoriana e a práxis polifônica. Pouco a pouco vemos a antiga visão teológico-cosmológica da música ceder espaço para uma vertente que levará ao surgimento da estética musical.

( ) Schopenhauer partilha da visão da inefabilidade da música, tema recorrente que sempre retorna com mais vigor. Só podemos falar da música por metáforas, visto que ela se constitui como uma linguagem absoluta e intraduzível. Daí somente ela, enquanto linguagem inefável, ser capaz de significar as dimensões inefáveis do mundo. Para ele, a música é a fonte suprema do conhecimento, revelando o sentido a priori das coisas, antes mesmo delas serem significadas pela linguagem comum. O conteúdo de verdade da música está no fato de ela não ser representação e sim expressão.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Atente para os romances de José de Alencar apresentados a seguir:

I. Ubirajara, Iracema;

II. As Minas de Prata, Guerra dos Mascates;

III. O Sertanejo, O Tronco do Ipê;

IV. Senhora, Sonhos D’Ouro.

Considerando os itens acima, é correto afirmar que os romances apresentados em

Atente para as seguintes afirmações sobre gêneros literários:

I. A teoria literária estuda os gêneros literários, que tradicionalmente se dizem épico, lírico e dramático.

II. O gênero épico apresentativo, narrativo, se faz por acréscimo de partes, conta uma estória, apresenta fatos, com adição de cada parte.

III. O gênero lírico é o gênero das emoções fortes, do teatro, dos discursos, do debate na TV, que apela para o público, mobiliza-o, passa para eletricidade, empolgação. Na tragédia, vai às lágrimas; na comédia, solta gargalhadas.

IV. O gênero dramático, como o próprio nome diz, é subjetivo e musical, canta e embala, fala de si e quase sempre para si mesmo, suave, tende a um isolamento.

V. Apesar de sua genealogia histórica longa, a teoria dos gêneros não foi ainda resolvida pela crítica literária, pois a multiplicidade de nomes que o gênero assumiu atesta a confusão que cerca este problema.

É correto o que se afirma somente em

Assinale a opção em que o pronome relativo sublinhado funciona sintaticamente como sujeito.

Assinale a opção cujo trecho apresenta um argumento que dispensa a modalização nos usos verbais.

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