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IESES - Instituto Federal de Santa Catarina - SC (IFSC/SC) - Revisor de Texto - 2014
Questões de Língua Portuguesa / Literatura

São autores do período barroco brasileiro todos os citados abaixo, EXCETO:

  • A. Manuel Botelho de Oliveira.
  • B. Alvarenga Peixoto.
  • C. Gregório de Matos Guerra.
  • D. Padre Antônio Vieira.

IESES - Instituto Federal de Santa Catarina - SC (IFSC/SC) - Revisor de Texto - 2014
Questões de Língua Portuguesa / Literatura

Neste período, a narrativa é marcada pela forte análise social, a partir de grupos humanos marginalizados, valorizando o coletivo. Os títulos das obras apresentam quase sempre a mesma preocupação: "O mulato", "O cortiço", "Casa de pensão", "O Ateneu". Referimos a que período da literatura brasileira?

  • A. Barroco.
  • B. Parnasianismo.
  • C. Romantismo.
  • D. Naturalista.

IBFC - Fundação Ezequiel Dias - MG (FUNED/MG) - Técnico de Saúde - 2014
Questões de Língua Portuguesa / Literatura

A presença do discurso direto, no texto, confere em relação à apresentação das falas:

  • A. traços exclusivos da linguagem do narrador.
  • B. elementos típicos do discurso dos personagens.
  • C. traços característicos da fala do leitor.
  • D. elementos exclusivos do discurso formal.

FUNCERN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Tecnólogo - 2014
Questões de Língua Portuguesa / Literatura

O poema “Beba Coca-Cola” (1957), de Décio Pignatari, é considerado um ícone do movimento concretista no Brasil.

Quando observado a partir de uma abordagem semiótica, é correto identificar os seguintes aspectos no poema:

  • A. Apologia ao uso do produto, diálogo com a linguagem publicitária e ênfase na utilização do código verbal.
  • B. Crítica ao uso do produto, diálogo com a linguagem jornalística e não utilização do código verbal.
  • C. Uso dos signos verbais e não-verbais, subversão da linguagem poética tradicional e intersecção entre sistemas de comunicação.
  • D. Repetição de padrões literários da tradição, intersecção entre sistemas de comunicação e utilização do código não-verbal.

CONSULPLAN - Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Saúde Pública - RJ (CODESP/RJ) - Auxiliar de Enfermagem - 2014
Questões de Língua Portuguesa / Literatura

Comumente escritas para colunas de jornais e revistas, as crônicas são textos geralmente curtos que registram o cotidiano. Considerando, porém, a intenção do escritor, pode‐se concluir mais precisamente que a finalidade dessa crônica é

  • A. comover o leitor.
  • B. narrar uma história.
  • C. transmitir conhecimentos.
  • D. defender um ponto de vista.
  • E. descrever os recursos do computador.

CESPE - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) 2013 - Professor de Classe Pleno I - 2013
Questões de Língua Portuguesa / Literatura

Tendo como referência os textos I e II, assinale a opção correta acerca da representação literária da vida social pelas obras realistas e naturalistas.

  • A.

    No Naturalismo, o escritor evidencia a subjetividade de personagens objetivamente degradados.

  • B.

    Em O Cortiço, o determinismo impede que os personagens alcancem um destino social e econômico diferente daquele determinado pelo meio em que vivem.

  • C.

    Aluísio Azevedo procura aproximar sua arte das ciências naturais e sociais, o que o impede de produzir uma representação social marcada pelo preconceito de classe e pelo racismo.

  • D.

    Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, predomina a descrição dos ambientes sobre a ação dos personagens.

  • E.

    Na obra realista, o foco na perspectiva psicológica dos personagens impede a representação profunda e crítica da vida social.

CESPE - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) - Professor de Classe Pleno I - 2013
Questões de Língua Portuguesa / Literatura

Assinale a opção correta no que se refere à humanização da cachorra Baleia no contexto de Vidas Secas.

  • A.

    Entre os principais elementos que propiciam a humanização de Baleia estão o seu desejo e a sua capacidade de se rebelar contra seu dono, Fabiano.

  • B.

    A humanização de Baleia eleva o animal à condição de homem, porém de um ser humano sem horizonte, sem utopia e incapaz de sonhar com um mundo diferente.

  • C.

    No trecho apresentado, a humanização de Baleia operada pelo narrador apaga os traços que possibilitam a sua identificação imediata como um animal doméstico.

  • D.

    A atmosfera transcendente e supersticiosa que envolve a morte de Baleia é elemento essencial para humanizar a personagem, que assume as crenças religiosas dos sertanejos.

  • E.

    A humanização de Baleia simboliza a humanidade daqueles a quem a sociedade impôs a condição de animalidade, como Fabiano e sua família.

CESPE - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) - Professor de Classe Pleno I - 2013
Questões de Língua Portuguesa / Literatura

A partir da leitura do texto acima, assinale a opção correta a respeito da posição do romance Vidas Secas no panorama da prosa do segundo momento modernista no Brasil.

  • A.

    A descrição detalhada, pitoresca e idealizada da cena da morte de Baleia está de acordo com os padrões do regionalismo romântico ainda presentes na estética de Vidas Secas.

  • B.

    A ambientação sertaneja, que faz de Vidas Secas um romance nordestino, está ausente nesse trecho, que narra a morte da cachorra Baleia.

  • C.

    Em Vidas Secas, o autor mostra a complexidade humana dos que não sabem analisar os próprios sentimentos, até mesmo na composição da cachorra Baleia.

  • D.

    A preocupação de Baleia em juntar o gado e sua existência consumida em submissão a Fabiano tornam Vidas Secas um típico romance proletário.

  • E.

    Inserida no romance social de 1930, a obra Vidas Secas privilegia a objetividade em detrimento da subjetividade; por essa razão, o narrador apresenta a morte de Baleia de maneira fria e distante.

CESPE - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) - Professor de Classe Pleno I - 2013
Questões de Língua Portuguesa / Literatura

Assinale a opção em que é expressa a contradição que sintetiza o conflito central representado no poema.

  • A.

    A vontade de amar, que me paralisa o trabalho, (v.7).

  • B.

    De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço: (v.11).

  • C.

    Itabira é apenas uma fotografia na parede. / Mas como dói! (v.18 e 19).

  • D.

    Alguns anos vivi em Itabira. (v.1).

  • E.

    Noventa por cento de ferro nas calçadas. (v.4).

CESPE - Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) - Professor de Classe Pleno I - 2013
Questões de Língua Portuguesa / Literatura

A respeito desse poema de Carlos Drummond de Andrade e da poesia que caracteriza o segundo momento modernista no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    Ao afirmar “Hoje sou funcionário público” (v.17), o autor revela sua preferência pela segurança da vida burocrática em detrimento de sua carreira de poeta.

  • B.

    No poema, o humor modernista impede que o lirismo apresente elementos românticos de melancolia e tristeza.

  • C.

    Em “Noventa por cento de ferro nas calçadas” (v.4), evidenciase o caráter didático e informativo da poesia modernista.

  • D.

    O verso “esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil” sintetiza a articulação conflituosa que permeia todo o poema — passado e futuro, o eu e o mundo, Itabira e o Brasil.

  • E.

    No poema, fica clara a tendência da poesia desse período para o subjetivismo extremado, do qual se vale o poeta para alienar-se do mundo exterior.

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