Questões de Língua Portuguesa da ACADEPOL/MG

Marque a alternativa CORRETA quanto à função dos documentos do Padrão Ofício: o ofício, o aviso e o memorando.
  • A. Ofício, aviso e memorando possuem a mesma estrutura: tipo e número do expediente; local e data; vocativo, seguido de vírgula; assunto; texto; fecho; destinatário e endereço.
  • B. Ofício, aviso e memorando devem obedecer a mesma forma de apresentação: fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.
  • C. Memorando pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
  • D. Ofício e aviso têm como função o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si. Porém o aviso difere do ofício, pois é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
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Indique a alternativa INCORRETA sobre os princípios da Redação Oficial, conforme o “Manual de Redação da Presidência da República” (2002).
  • A. Deve primar pela impessoalidade, clareza e objetividade.
  • B. O uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais implica o uso de termos técnicos, bem como dos rebuscamentos acadêmicos e figuras de linguagem.
  • C. Os pronomes de tratamento estão vinculados à necessária formalidade dos documentos oficiais e são estabelecidos conforme o posto ocupado pela autoridade.
  • D. O redator deve avaliar se o conteúdo será facilmente compreendido por seu destinatário. Dessa forma, a revisão torna-se um requisito indispensável. Exige tempo e contribui para a clareza da comunicação, garantindo a precisão dos dados.
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Analise a pontuação do período abaixo e indique a alternativa INADEQUADA.

“Tal tarefa, complexa por natureza, pressupõe a educação de todos (crianças, jovens e adultos), a partir de princípios coerentes com esses objetivos, e com a intenção explícita de promover a cidadania pautada na democracia, na justiça, na igualdade, na equidade e na participação ativa de todos os membros da sociedade nas decisões sobre seus rumos.” (Linhas 23-29).

  • A. A expressão “complexa por natureza” está entre vírgulas, para isolar um termo intercalado.
  • B. Os parênteses foram utilizados para uma indicação acessória na explicação do termo “todos”.
  • C. O uso da vírgula antes do “e” no trecho: “...com esses objetivos, e com a intenção explícita...”, justifica-se pela relação de consequência estabelecida.
  • D. A vírgula está empregada em uma enumeração no trecho: “...pautada na democracia, na justiça, na igualdade, na equidade e na participação ativa...”.
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A concordância verbal das frases justifica-se pela mesma razão: o verbo concorda com o sujeito simples em número e pessoa, EXCETO.
  • A. “Hoje, no entanto, o significado da cidadania assume contornos mais amplos,(...)”. (Linha 52)
  • B. “Não existe o objetivo explícito de formação ética e moral das futuras gerações.” (Linha 41)
  • C. “Mas como os valores são apropriados pelos sujeitos?” (Linha 55)
  • D. “Uma questão a ser apontada é que atualmente as crianças e os adolescentes vão à escola para aprender as ciências(...).”(Linha 38)
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Assinale a alternativa CORRETA, em relação à articulação das orações do período abaixo.

“Adotamos a premissa de que os valores não são nem ensinados, nem nascem com as pessoas.”

  • A. Composto por Coordenação, com 02 orações assindéticas.
  • B. Composto por Subordinação e Coordenação, com 04 orações.
  • C. Composto por Subordinação, com 01 oração completiva nominal.
  • D. Composto por Subordinação e Coordenação, com 01 oração principal e 01 oração sindética aditiva.
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Quanto ao tipo textual escolhido pelo autor, pode-se afirmar que foi utilizada a sequência
  • A. narrativa, pelas marcas de temporalidade.
  • B. injuntiva, pela presença de verbos no imperativo.
  • C. argumentativa, caracterizada pela progressão lógica de ideias.
  • D. explicativa, pela identificação de fenômenos e exposição de conceitos.
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O autor enfoca a missão da educação, mas demonstra que a construção da cidadania extrapola essa dimensão. Marque a alternativa que contém esse argumento:
  • A. “Para isso, deve promover, na teoria e na prática, as condições mínimas para que tais objetivos sejam alcançados na sociedade.” (Linha 51)
  • B. “Dessa maneira, pensar em uma educação para a cidadania torna-se um elemento essencial para a construção da democracia social.” (Linha 28)
  • C. “Entendemos que a escola, enquanto instituição pública criada pela sociedade para educar as futuras gerações, deve se preocupar também com a construção da cidadania, nos moldes que atualmente a entendemos”. (Linha 42)
  • D. “Entender a cidadania, a partir da redução do ser humano, às suas relações sociais e políticas, não é coerente com a multidimensionalidade que nos caracteriza e com a complexidade das relações que cada um e todas as pessoas estabelecem com o mundo à sua volta.” (Linha 11)
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Pode-se afirmar que, segundo o autor do Texto 01, os “valores” devem ser trabalhados, EXCETO:
  • A. nas relações interpessoais.
  • B. nos conteúdos das disciplinas ministradas.
  • C. na elaboração das leis e no exercício de funções públicas.
  • D. no desenvolvimento de condições físicas, psíquicas, cognitivas, ideológicas, científicas e culturais.
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De acordo com o Texto 01, “uma educação para a cidadania” pressupõe que a escola
  • A. seja democrática e de qualidade.
  • B. inclua a disciplina de ética e moral.
  • C. propicie experiências lúdicas de convivência social.
  • D. desenvolva competências para auto defesa em situações de conflito.
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Um dos objetivos do Texto 01, é o de discutir sobre o conceito de Cidadania. Aponte a alternativa que demonstra CORRETAMENTE o posicionamento do autor:
  • A. Mostrar a fragilidade da estrutura familiar.
  • B. Atribuir à escola tarefa de reforçar o caráter político de cidadania.
  • C. Defender que a construção da cidadania depende das relações sociais.
  • D. Associar a cidadania também às condições dignas de vida das pessoas.
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