Questões sobre Música

No Dicionário critico de política cultural organizado por Teixeira Coelho, esforço único feito no Brasil de elaboração de um amplo quadro conceitual na área, a política cultural pode ser entendida como: “[...] um programa de intervenções realizadas pelo Estado, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representações simbólicas. Sob este entendimento imediato, a política cultural apresenta-se assim como um conjunto de iniciativas, tomadas por esses agentes, visando promover a produção, distribuição e o uso da cultura, a preservação e a divulgação do patrimônio histórico e o ordenamento do aparelho burocrático por elas responsável”. COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Ed. Iluminuras, 1997, p.203.

O sociólogo Alexandre Barbalho, no entanto, critica a forma proposta,

I. porque estaria muito próxima do conceito de gestão cultural. Para o autor, a política cultural é o pensamento da estratégia, e a gestão é o cuidado na sua execução.

II. porque se refere ao conjunto de técnicas, de instrumentos — oriundo dos saberes administrativos, gerenciais — aplicado ao setor da cultura.

III. porque qualquer política cultural necessariamente implica lutas institucionais e relações de poder na produção e circulação de bens simbólicos.

Estão corretas as complementações contidas em

  • A. I e II apenas.
  • B. II e III apenas.
  • C. I e III apenas.
  • D. I, II e III.
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Leia atentamente o seguinte excerto: “O tema da mediação cultural readquiriu, nas três últimas décadas, muita relevância nos discursos políticos e programáticos que apelam à formação e atração de públicos para as artes e a cultura. Esse apelo, muito associado ainda aos princípios da ‘democratização cultural’, traduz igualmente as preocupações de sustentabilidade sentidas por agentes e instituições culturais, em um contexto em que o poder público tende a desvincular-se do financiamento à cultura”. Théberge, Paul (2004). The Network Studio: Historical and technological paths to a new ideal in music making. Social Studies of Science, 34/5, 759-781.

Considerando os mecanismos de mediação cultural, na generalidade dos programas de divulgação e formação de públicos para a cultura, propostos pelas organizações culturais, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) O recital didático, desde que contenha um repertório diversificado e ações pedagógico-musicais complementares, é um mecanismo eficaz para ampliar o acesso à diversidade musical e, por consequência, promover a escuta musical ativa.

( ) No concerto didático, a apreciação musical está associada a atividades de manipulação de materiais sonoros, expressão e forma, aliadas à literatura e a transformação de valores atribuídos à música.

( ) A atividade musical básica na formação de plateia é a apreciação musical orientada, onde a interação entre público e músicos pode acontecer de diversas formas, tornando a plateia mais consciente e capaz de compreender os diversos estilos musicais.

( ) Em workshops, o papel da tecnologia tem-se mostrado um elemento-chave no processo de intermediação cultural, que possibilita a determinados segmentos da população o acesso a momentos de criação, produção e fruição musical.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, V, V, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, F, V, F.
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Atente para o seguinte enunciado: “Olhar para o território é descobrir que não se está sozinho. A territorialização da gestão propõe aos equipamentos a adoção de uma atitude mais permeável aos fatores externos em que o sentido de pertencimento ou de identidade territorial se torna o próprio eixo de ação coletiva. O resultado da estratégia é a construção de fortes vínculos entre o equipamento e seus frequentadores, bem como seu engajamento na transformação social do território”.

Considerando os aspectos positivos e negativos da territorialização da gestão e dos processos sociais participativos, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) A gestão compartilhada garante naturalmente o equilíbrio entre autonomia e permeabilidade na ação do equipamento, ampliando os horizontes simbólicos e estéticos do público.

( ) Longe de uma perspectiva multidimensional do desenvolvimento, corre o risco de ensejar uma postura utilitarista e populista levando a uma indesejável descaracterização do equipamento.

( ) O vínculo entre equipamento cultural e o conceito de economia criativa tem-se mostrado, por vezes, problemático, por associar-se a fenômenos como o da gentrificação e o do turismo predatório.

( ) A adoção da estratégia de gestão participativa pressupõe um equilíbrio entre as dimensões social, econômica e cultural, em prol de uma concepção multidimensional do desenvolvimento territorial.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, V, V, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, V, F, F.
  • D. V, F, V, F.
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Por ideologias estatais entendemos as diferentes maneiras pelas quais os objetivos políticos subordinam as políticas culturais. Quando examinamos as políticas de identidade e patrimônio ou de regulação e intervenção econômica, essas diferenças não existem ou não são muito marcadas. Quando tratamos de políticas de difusão e produção cultural predominam as ideologias do liberalismo e as diferentes modalidade da socialdemocracia. No Ceará, a criação da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho – ORCEC –, em 1996, representou um importante avanço na implantação de políticas públicas na área de música de concerto no estado.

Considerando as ideologias dominantes acima referidas, analise as seguintes afirmações:

I. As políticas vinculadas à perspectiva liberal baseiam-se majoritariamente na concessão de isenção tributária, por meio da qual doadores privados não apenas deduzem os seus impostos como definem o destino do financiamento, exercendo um poder discricionário sobre o que será subsidiado: Exemplo: Lei Jereissati.

II. As políticas culturais vinculadas à ideologia política socialdemocrata seguem a perspectiva da garantia de direitos por meio da criação de programas e ações estatais, apresentando-se classicamente por meio da ação direta do Estado nas decisões acerca do direcionamento das políticas a serem tomadas por burocratas e gestores vinculados aos órgãos públicos. Exemplo: Secretaria da Cultura.

III. As decisões concernentes ao destino do financiamento nesse tipo de ideologia política socialdemocrata cabem a um conselho ou comissão de especialistas, em um modelo de gestão conhecido como administração à distância (arm’s length), havendo variações quanto ao grau de intervenção do Estado na indicação dos mesmos. Exemplo: Editais públicos.

Em relação à política cultural e ideologia dominante quando da criação da ORCEC, é correto somente o que se afirma em

  • A. II e III.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I.
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Os pensamentos de Mário de Andrade e Gilberto Freyre foram determinantes na elaboração da música Armorial que, na década de 1970, buscou construir um universo imagético com base em manifestações rurais nordestinas. A apologia da música armorial à mestiçagem cultural ibérica, pelas alegadas contribuições de mouros, judeus e cristãos e por seu vínculo ancestral com a cultura sertaneja nordestina, determinou que os compositores hibridizassem matrizes nordestinas, ibéricas, indígenas e negras.

AMARAL, C. Premissas estéticas e ideológicas da música armorial. Rio de Janeiro, 2013. Adaptado.

Analise as proposições a seguir, a respeito do fragmento do texto de Carlos Amaral.

I. Na década de 1990, o movimento Manguebeat emergiu em reação aos que apenas usavam a cultura popular sem desenvolvê-la, usando suas formas sem retribuir de algum modo através de políticas culturais limitadas e sem ousadia.

II. Recriar uma arte musical erudita a partir do romanceiro popular nordestino trazia um contrassenso natural que era tomar a música do movimento Armorial por música folclórica, quando a primeira se baseia na segunda.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que

  • A. ambas são falsas.
  • B. ambas são verdadeiras.
  • C. I é falsa e II é verdadeira.
  • D. I é verdadeira e II é falsa.
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O século XX refletiu diferentes tendências na música, entre as quais estão a música eletrônica, a música concreta, o serialismo e o dodecafonismo. As novas tecnologias oportunizaram novas formas de compor. Acerca da música contemporânea, julgue os itens a seguir. A música concreta trata basicamente da manipulação de sons, e não da criação de sons.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Relacione corretamente os itens da Coluna I às suas respectivas atribuições, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3, 4, 1, 2.
  • B. 2, 3, 4, 1.
  • C. 3, 1, 4, 2.
  • D. 1, 4, 2, 3.
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O século XX refletiu diferentes tendências na música, entre as quais estão a música eletrônica, a música concreta, o serialismo e o dodecafonismo. As novas tecnologias oportunizaram novas formas de compor. Acerca da música contemporânea, julgue os itens a seguir. Jorge Antunes, maestro e compositor brasileiro, foi um dos precursores da música eletroacústica no Brasil, nos anos 1960. Engajado politicamente, é de sua autoria a Sinfonia das Diretas, utilizando o som de buzinas em apoio às eleições diretas em 1984. Mais recentemente, compôs a Sinfonia dos Direitos, também com som de buzinas, e a ópera de rua Auto do Pesadelo de Dom Bosco, em que critica a corrupção de políticos no Distrito Federal.
  • C. Certo
  • E. Errado
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A palavra Metodologia é composta por três vocábulos gregos: metà (para além de), odòs (caminho) e logos (estudo). O conceito faz alusão aos métodos que permitem obter certos objetivos. Com base nisso, é correto dizer que a prerrogativa dos educadores que se valem da arte no processo de ensino/aprendizagem é fundamentada no princípio de que
  • A. a obra artística não trabalha com concretude, por suscitar sensações, emoções, crenças e outros conceitos abstratos transformados por cores, traços, gestos, palavras ou sons.
  • B. se deve aprender uma forma correta de se fazer arte sabendo que tudo o que for feito comunicará algo a alguém.
  • C. a arte deve atuar como atividade complementar voltada para a distração, devendo ser prazerosa e lúdica de modo a atuar como elemento facilitador.
  • D. na obra de arte não há certo nem errado: ela mesma cria as regras enquanto se constrói; o que vai orientar as escolhas do educador serão seus objetivos.
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Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue os itens subsequentes. Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.
  • C. Certo
  • E. Errado
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