Questões Concurso Prefeitura de Campinas - SP

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Uma supervisora educacional recebeu um expediente de recurso referente à negação de matrícula numa instituição de educação infantil no período noturno de uma criança de três anos de idade. Anexado ao documento, havia uma declaração de horário de trabalho dos pais, que compete ao período das 21h00 às 06h00, em um hospital municipal. Os pais apresentaram como fundamento legal um da Lei n.º 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação nacional (LDBEN), que prevê que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. O parecer da Supervisão Escolar deve conter as considerações de

A Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de contribuir com a melhoria do ensino publico municipal, na perspectiva crítico-transformadora da realidade, implementou, por meio de suas instâncias regionais, um processo de autoavaliação das unidades educacionais. Para tal, em reunião com os gestores, elegeram dois eixos: gestão do processo de ensino e aprendizagem e gestão de recursos. Para cada eixo, definiram indicadores de qualidade entorno do planejamento e do acompanhamento. Adotou também procedimentos como entrevistas livres, debates, análise de depoimentos, observação participante e análise documental. Neste processo, a Supervisão Educacional, em reunião preliminar, deve

Na maioria dos países árabes, sobretudo no Irã, com os xiitas, o fundamentalismo islâmico surgiu por meio de forças de choque de regimes autoritários contrários às intervenções dos Estados Unidos. Sobre esta informação, é possível afirmar que

Acerca dos cristãos novos na Península Ibérica e em suas possessões coloniais, é correto afirmar que

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, o Projeto Político- Pedagógico, nomeado na LDBEN, como proposta ou projeto pedagógico, representa mais do que um documento. É um dos meios de viabilizar a escola democrática e autônoma para todos, com qualidade social. Autonomia pressupõe liberdade e capacidade de decidir a partir de regras relacionais. O exercício da autonomia administrativa e pedagógica da escola pode ser traduzido como a capacidade de governar a si mesmo, por meio de normas próprias. Reconhecendo o Currículo como coração que faz pulsar o trabalho pedagógico na sua multidimensionalidade e dinamicidade, o projeto político-pedagógico não tem como item de sua construção

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