Listagem de Questões Concurso MPOG
Duas pesquisas mostram que as políticas sociais e de combate à fome implementadas pelo governo federal começam a apresentar resultados concretos na melhoria das condições de vida do povo brasileiro. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas-FGV, intitulado "Miséria em Queda", baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do IBGE, confirmou que a miséria no Brasil caiu em 2004, e atingiu o nível mais baixo desde 1992. O número de pessoas que estão abaixo da linha da pobreza passou de 27,26% da população, em 2003, para 25,08%, em 2004. Em 1992, esse percentual era de 35,87%. É considerado abaixo da linha da pobreza quem pertence a uma família com renda inferior a R$ 115 mensais, valor considerado o mínimo para garantir a alimentação de uma família.O estudo da FGV mostrou que o índice de miséria no Brasil caiu 8%, de 2003 para 2004, deixando o país com a menor proporção de miseráveis desde 1992.
Assinale a opção que não constitui continuação coesa e coerente para o texto acima.
A cobertura destes dois programas alcança os bolsões de pobreza das zonas mais distantes dos grandes centros, reduzindo bastante a miséria no país.
O coordenador do estudo da FGV atribuiu a queda da pobreza ao crescimento econômico do país e listou fatores como estabilidade da inflação, reajuste do salário mínimo, recuperação do mercado de trabalho, aumento da geração de empregos formais e, ainda, o aumento da presença do Estado na economia, com uma maior transferência de renda para a sociedade.
O aumento da taxa de escolarização da população tem sido fundamental para a redução da desigualdade entre ricos e pobres.
Há uma nova geração de programas sociais que está fazendo a sociedade brasileira enxergar que é preciso dar mais a quem tem menos e entre os exemplos estão o programa Bolsa Família e o programa de aposentadoria rural.
A redução da taxa de pobreza foi fortemente influenciada pela queda na distância entre os ricos e pobres no Brasil, registrada em três anos consecutivos. Somente em 2004, a desigualdade caiu duas vezes mais do que no ano anterior.
(Adaptado de Em Questão, n. 379 - Brasília, 30 de novembro de 2005)
Assinale a opção que indica um dos aspectos contábeis advindos da Lei Complementar n. 101 – Lei de Responsabilidade Fiscal.
As receitas orçamentárias devem ser reconhecidas pelo regime de competência.
As receitas e as despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos.
A origem e o destino de recursos oriundos da alienação de ativos deverão ser demonstrados no Balanço Orçamentário.
A edição de normas gerais para a consolidação das contas públicas caberá ao órgão central de contabilidade da União com a participação dos órgãos correspondentes nos estados e no Distrito Federal.
Os Municípios são obrigados a encaminhar as suas contas ao Poder Executivo da União até 31 de maio.
Na contínua utilização de mapas, surgem, vez por outra, alguns problemas. Em geral eles referem-se a três elementos: a medida no terreno (D), a medida no mapa (d) e o denominador da escala (E). Sabendo-se que a dimensão norte-sul do Distrito Federal é de 60 km, calcule essa distância em um mapa de escala 1:100 000.
60 cm
6 cm
10 cm
1 cm
100 cm
Associado a outros parâmetros ambientais, o mapa de solos constitui importante instrumento de análise ambiental. O mapa de solos é utilizado na produção de outros mapas (derivados), exceto na do
Mapa de Capacidade de Uso das Terras.
Mapa de Cobertura e Uso das Terras.
Mapa de Adequação de Uso das Terras.
Mapa de Aptidão Agrícola.
Mapa de Erosão Atual e Potencial.
Assinale a opção correta.
A estrutura raster utiliza entidades como polígonos para identificar as localizações de classes de solos.
Uma imagem de satélite QuickBird é uma estrutura vetorial.
A estrutura raster possibilita delimitar com maior precisão os limites entre as classes dos mapas digitais.
As entidades geográficas armazenadas em coordenadas (x,y), que foram capturadas a partir de um mapa via mesa digitalizadora, constituem uma base de dados vetoriais.
A estrutura vetorial apresenta toda a área de estudo dividida em grades regulares, onde o valor unitário é denominado de celta, célula ou pixel.
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