Questões Concurso MPOG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MPOG

Das afirmativas a seguir, indique todas que são corretas.

I. O programa de produção de álcool combustível, o Proálcool, criado em 1975, tinha como objetivo substituir parte da gasolina utilizada na frota nacional de veículos de passageiros (álcool hidratado em veículos com motores movidos a álcool) e, ainda, o álcool seria utilizado como aditivo à gasolina (álcool anidro), tornando menos poluente a sua combustão.

II. O Brasil, mesmo com o Projeto Proálcool, é um dos países com maior proporção no mundo de uso de fontes não renováveis em relação às fontes renováveis para a geração de energia.

III. A Petrobrás aumentou a produção nacional de petróleo com a aplicação de tecnologia pioneira no mundo de extração de petróleo em águas profundas, com lâminas d%u2019água de mais de 1.000 metros.

Das afirmativas a seguir, indique todas as que estão corretas.

I. Uma das principais causas da formação das favelas foi a grande massa de migrantes que rumou para as cidades no século XX e que se instalou ilegalmente, já que não teve acesso ao mercado imobiliário privado e nem foi atendida pelas políticas públicas de habitação.

II. Nas favelas, os problemas de drenagem, risco de vida por desmoronamentos, obstáculos à instalação de rede de água e esgotos torna inviável ou extremamente cara a urbanização futura.

III. Devido ao rígido controle das áreas de proteção ambiental a consolidação de ocupações ilegais nunca ocorre.

IV. A falta de alternativas habitacionais seja via mercado privado, seja via políticas públicas sociais é um incentivo dessa dinâmica de ocupação ilegal e predatória de terra urbana.

Avalie as opções abaixo sobre a descentralização e a formação de estruturas urbanas policêntricas.

1) Aumento constante do preço da terra, impostos e aluguéis afetando certas atividades que perdem a capacidade de se manterem localizadas na área central.

2) Congestionamento e alto custo do sistema de transporte e comunicações, que dificultam e oneram as interações entre firmas.

3) Dificuldade de obtenção de espaço para a expansão, que afeta principalmente a indústria em crescimento.

Avalie as informações abaixo e assinale a opção correta.

♦ O Brasil pode ser rural e agrícola, pois a população atinge 58% no campo e possui uma renda gerada pelo setor agrícola de 66% do total, há várias décadas, sendo a principal fonte de exportação.

♦ A industrialização do Brasil é do tipo tardia ou retardatária, pois se iniciou somente no século XX com o propósito de substituir os produtos importados.

♦ O Brasil possuía uma organização do espaço geográfico no período pré-industrial o que possibilitou a implantação do seu parque industrial, principalmente de indústrias eletrônicas e de condutores.

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) permitem adquirir, armazenar, analisar e recuperar informações codifi cadas espacialmente. Marque (V) para as afi rmativas verdadeiras, (F) para as falsas e assinale a opção correspondente.

( ) Um SIG é capaz de tratar as diversas projeções cartográficas.

( ) O armazenamento da topologia permite o desenvolvimento de consultas a um banco de dados espacial.

( ) Um SIG permite a combinação de informações temáticas em formato raster e/ou vetorial.

( ) O SIG consiste em um banco de dados indexados espacialmente sobre o qual opera um conjunto de procedimentos para responder a consultas sobre entidades espaciais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis