Questões Concurso IPHAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IPHAN

Leia o trecho a seguir.

A partir dos anos 1990, começou-se a refletir sobre a relação entre os arqueólogos e as comunidades que compartilhavam o domínio de recursos arqueológicos ou que descendiam dos povos estudados. A arqueologia comunitária surgiu da arqueologia pública, mas virou mais multivocal e engajada. Virou também participativa. A arqueologia comunitária desafiou o status quo: o trabalho atravessaria inteiramente os projetos e buscaria reescrever a tarefa arqueológica.

Adaptado de COLWELL, C. e LOPES, R. Arqueologia colaborativa não é o fim, in: R. Museu Arq. Etn., 34: 41-47, 2020, p. 44.

Com base no trecho, é correto afirmar que a Arqueologia Colaborativa

Leia o trecho a seguir.

A metodologia do ataque em “superfícies amplas”, preconizada por Leroi-Gourhan e adaptada por Luciana Pallestrini nos sítios arqueológicos do Estado de São Paulo, foi sucessivamente utilizada em vários outros Estados do Brasil: No Rio de Janeiro por Kneip, no Piauí por Maranca e em Goiás por Andreatta.

Adaptado de PALLESTRINI, L. “Superfícies amplas” em arqueologia pré-histórica no Brasil, in: Revista de Arqueologia, 1, 1983, p. 7-18.

Considerando o trecho, é correto afirmar que a metodologia do ataque em superfícies amplas compreende

A modelagem preditiva é uma das análises espaciais mais aplicadas na atualidade em pesquisas arqueológicas, especialmente em pesquisas preventivas.



A respeito da utilização dessa metodologia, avalie as afirmativas a seguir.



I. A modelagem preditiva é aplicada graças aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com o objetivo de predizer áreas com potencial para a presença de vestígios arqueológicos.


II. A modelagem preditiva dedutiva visa formular leis gerais sobre sítios arqueológicos com base em dados empíricos tratados estatisticamente, sem influências teóricas sobre sua localização.


III. A modelagem preditiva arqueológica permite explorar questões como o comportamento das populações em contextos históricos, investigando como ocorreram suas interações com o espaço.



Está correto o que se afirma em

Considere o trecho a seguir.

Atualmente, a exemplo do que ocorreu em outros países, a pesquisa arqueológica levada a cabo no Brasil é predominantemente realizada por contrato de prestação de serviços. O termo “arqueologia de contrato” foi introduzido como decorrência do surgimento de um mercado de trabalho que pressupunha para o arqueólogo, como já ocorria com outras profissões, a existência de patrões ou de clientes.

BEZERRA, S.; SANTOS, M. do C. Arqueologia de contrato no Brasil, Revista USP, 44, 2000, p. 52.

Sobre a responsabilidade social do arqueólogo quando contratado como consultor por empresas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os arqueólogos devem considerar as perspectivas e os interesses das comunidades locais que possam ser afetadas pelas obras.
( ) Os arqueólogos devem sempre chegar a conclusões científicas, mesmo que estas contrariem os interesses do empreendedor contratante.
( ) Os arqueólogos devem exercer sua função técnica na elaboração de laudos, desconsiderando os contextos e as consequências sociais de sua atividade.

As afirmativas são, respectivamente, 

Sobre práticas de Arqueologia Colaborativa, leia o trecho a seguir.

Em 2023, arqueólogos do Instituto AfrOrigens localizaram restos de embarcações naufragadas nas imediações da foz do Rio Bracuí (Angra dos Reis, RJ). A localização de um dos sítios havia sido indicada pela tradição oral da comunidade quilombola Santa Rita do Bracuí, em colaboração com pescadores da região, que conheciam a localização do naufrágio e mencionavam que o local já foi vitimado pela pilhagem de mergulhadores locais. O segundo sítio arqueológico foi localizado por imagens sonográficas e se encontra enterrado no fundo marinho da enseada do Bracuí. Somente os estudos arqueológicos subaquáticos sistemáticos poderão confirmar se um deles corresponde ao navio escravagista Camargo, procedente dos Estados Unidos com 500 africanos escravizados de Moçambique e naufragado em 1852.

Adaptado de Instituto AfrOrigens. Boletim de informação à imprensa e à comunidade, 2023.

Considerando a iniciativa descrita, assinale a opção que avalia corretamente o envolvimento das comunidades locais no processo da pesquisa arqueológica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis