Listagem de Questões Concurso IFRN
Em relação à estrutura física de bactérias, o grupo que se divide em dois ou três planos e permanece unido em grupos cúbicos de oito indivíduos é chamado
estafilococos.
sarcina.
estreptococos.
diplococos.
“Pequena abertura na epiderme de uma planta que permite trocas gasosas; delimitada por um par de células-guarda cujo estado osmótico regula o tamanho da abertura.”
(SADAVA, D. et al., 2009)
Analise as afirmações a seguir sobre a fisiologia dos estômatos.
I A diminuição da intensidade luminosa e da concentração de CO2 são fatores que proporcionam a abertura dos estômatos.
II Os estômatos são estruturas foliares que atuam mediando a entrada de CO2 para a fotossíntese e a saída de água pela transpiração.
III O aumento nas concentrações de íons potássio afetam o potencial osmótico das célulasguarda, promovendo a abertura dos estômatos.
IV O ácido abscísico age sobre as células-guarda, causando o fechamento dos estômatos, evitando a dessecação da planta.
A opção que apresenta apenas afirmações corretas é
I, II e III.
I, II e IV.
I e III.
II, III e IV.
A síndrome de Marfan é uma doença genética caracterizada pelo desenvolvimento de aracnodactilia, na qual os indivíduos apresentam dedos anormalmente longos, finos e curvos, que lembram patas de aranhas. Essa síndrome costuma ser acompanhada de outras anomalias ósseas e de distúrbios nos olhos, coração e pulmões. A doença é condicionada por um alelo autossômico dominante que mostra uma prevalência de 1/10.000 indivíduos. Com base nos tipos de herança é possível afirmar que essa patologia
é um caso de pleiotropia, no qual o alelo que condiciona a Síndrome de Marfan influencia no surgimento das outras alterações no organismo do indivíduo.
é um caso de pleiotropia no qual um alelo dominante exerce um efeito ativador sobre outros alelos que participam da determinação de características relacionadas.
trata de um caso de epistasia dominante, pois o alelo dominante alterado atua, simultaneamente, no surgimento de diferentes sintomas.
trata de um caso de interação gênica, no qual o alelo dominante que condiciona a síndrome exerce um efeito hipostático sobre outros alelos do indivíduo.
A adrenoleucodistrofia caracteriza-se pela deficiência no transporte de ácidos graxos de cadeia muito longa através da membrana dos peroxissomos, provocando acúmulo dessas moléculas no organismo e, posteriormente, desmielinização dos axônios e insuficiência adrenal. É uma doença genética relacionada ao cromossomo X com padrão de herança ligada ao sexo do tipo recessiva. Nesse tipo de herança é correto afirmar que
mãe saudável de filhos afetados é homozigota.
a frequência de incidência da doença entre homens e mulheres é a mesma.
mulheres afetadas são filhas de pai afetado.
crianças do sexo masculino herdam o alelo recessivo do seu pai.
A bactéria Escherichia coli é largamente utilizada em processos industriais e de biotecnologia. O sucesso da utilização dessa bactéria em relação ao meio de cultura, deve-se ao fato de
conseguir produzir a maioria dos constituintes protoplasmáticos, necessitando apenas do aminoácido triptofano.
necessitar, em seu meio de cultura, de uma pequena dosagem de minerais.
conseguir, com glicose e sais minerais do meio, fabricar todos os componentes do protoplasma.
ser quimiossintetizante, não necessitando da glicose do meio para realizar seu metabolismo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}