Listagem de Questões Concurso IFRN
Os hormônios gastrina e colecistoquinina estão envolvidos no controle do processamento dos alimentos no trato digestório. Em relação ao papel dessas substâncias, pode-se afirmar que a gastrina
estimula a secreção de HCl e pepsinogênio e aumenta a motilidade do estômago, enquanto que a colecistoquinina estimula a liberação de suco entérico e inibe a liberação da bile pela vesícula biliar.
inibe a produção de HCl e estimula a produção de pepsinogênio, enquanto que a colecistoquinina inibe a liberação do suco pancreático pelo pâncreas e estimula a absorção de água no intestino grosso.
estimula a liberação do suco gástrico e inibe os movimentos peristálticos, enquanto que a colecistoquinina inibe a liberação de bile pela vesícula biliar e estimula a absorção de água no intestino grosso.
estimula a secreção de HCl e pepsinogênio e aumenta a motilidade do estômago, enquanto que a colecistoquinina estimula a liberação de enzimas pancreáticas e da bile pela vesícula biliar.
Um estudo realizado com uma nova droga candidata ao tratamento de hepatite C revelou um aumento significativo na quantidade de retículo endoplasmático liso (REL) e peroxissomos em eletromicrografias de tecido hepático de camundongos. Diante desses resultados, pode-se inferir que o aumento na quantidade
dessas organelas pode estar relacionado com sua capacidade de participar do processo de desintoxicação celular.
dessas organelas pode estar relacionado com a produção de fosfolipídios necessários a formação do envelope viral.
de peroxissomos e REL foi devido ao aumento na atividade de síntese de proteínas necessárias a destruição dos vírus.
de peroxissomos e REL pode ter sido ocasionado pela ativação das vias de síntese de glicogênio necessárias ao metabolismo oxidativo da célula.
Leia a notícia a seguir:
A opção que apresenta apenas afirmações corretas é
I e III.
I, II e IV.
II, III e IV
I, II, III e IV.
Considerando que um dos pacientes é do sexo masculino, é correto afirmar que
a substituição do alelo alterado por um alelo funcional elimina a possibilidade de transmissão da doença, salvo se uma nova mutação acontecer nos alelos relacionados à doença.
ao casar-se com uma mulher heterozigota para os alelos da hemofilia, o probabilidade de o homem em questão ter uma filha com hemofilia B é de 100%.
a substituição do alelo alterado por um funcional não altera as probabilidades de transmissão do alelo que determina a doença.
ao casar-se com uma mulher homozigota não hemofílica, a probabilidade de o homem em questão ter uma filha com hemofilia B é de 25%.
Algumas características genéticas são determinadas por um único par de alelos que condiciona o aparecimento de vários caracteres. Esse tipo de herança é chamada de
pleiotropia.
interação gênica.
epistasia.
herança quantitativa.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}