Questões sobre Fisiologia Animal

“No processo de digestão ______________ que inicia ________________, a enzima _______________ é utilizada na quebra deste composto em partículas menores, com absorção final no intestino delgado.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • A. do amido / na boca / Ptialina
  • B. do amido / no estômago / Amilase
  • C. dos lipídios / no estômago / Lactase
  • D. das proteínas / no duodeno / Tripsina

Sobre a fisiologia humana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No sistema excretor, os néfrons são a unidade filtradora dos rins.

( ) A secretina liberada pelo estômago estimula a liberação de suco gástrico.

( ) Os ossos fazem parte do aparelho locomotor.

( ) A hemoglobina do sangue tem capacidade de captar gases respiratórios: oxigênio e gás carbônico.

( ) A neuroglia são células onde ocorre a condução do impulso nervoso.

A sequência está correta em

• A. V, V, V, V, F.
  • B. F, V, F, V, V.
  • C. F, F, V, F, F.
  • D. V, F, V, V, F.

Observe o gráfico a respeito dos hormônios que controlam o ciclo reprodutivo feminino.

Em qual posição está representado o pico do nível hormonal produzido pelo corpo lúteo (fase lútea inicial), evidenciando, assim, a fase secretora do endométrio?

• A. Letra E do gráfico.
  • B. Letra F do gráfico.
  • C. Letra B do gráfico.
  • D. Letra D do gráfico.
Os estudos de fisiologia podem auxiliar na explicação de fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida. Com relação à fisiologia humana, julgue os itens seguintes. A digestão de carboidratos, gorduras e proteínas é simples: para serem absorvidos pela mucosa gastrointestinal, eles passam por processo básico de hidrólise.
Os estudos de fisiologia podem auxiliar na explicação de fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida. Com relação à fisiologia humana, julgue os itens seguintes. Entre os princípios básicos das funções da circulação sanguínea inclui-se o fato de a pressão arterial poder ser controlada de modo dependente do fluxo sanguíneo local.
Os estudos de fisiologia podem auxiliar na explicação de fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida. Com relação à fisiologia humana, julgue os itens seguintes. As causas da apneia do sono incluem a obstrução das vias aéreas superiores ou danos à regulação do controle respiratório do sistema nervoso central.
Os estudos de fisiologia podem auxiliar na explicação de fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida. Com relação à fisiologia humana, julgue os itens seguintes. A menopausa é o período durante o qual o ciclo sexual para e os hormônios femininos reduzem a quase zero, com a diminuição da produção de estrogênio pelos ovários diminuindo à medida que o número de folículos primordiais se aproxima de zero.
A respeito do músculo cardíaco e do sangue humanos, julgue os itens subsequentes. O músculo cardíaco, propenso a ser lesionado devido a infarto, é constituído de tecido estriado.

Considerando as informações do texto precedente, julgue os próximos itens, relativos à reprodução e à sexualidade humana.

Conforme o método da tabelinha, os dias que correspondem à metade do período entre uma menstruação e a seguinte são considerados de baixa fertilidade.

Inexiste correlação entre o desenvolvimento de atividade sexual precoce e a autoestima das adolescentes.