Listagem de Questões Concurso IFRN
Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1/6 da população humana está infectada com uma ou mais doenças negligenciadas, um conjunto de doenças associadas à situação de pobreza, às precárias condições de vida e às iniquidades em saúde. Entre essas doenças, encontram-se algumas que são causadas por parasitas que fazem parte do reino protoctista. Sobre essas doenças, é correto afirmar que
na Doença de Chagas, o protozoário denominado de Trypanosoma cruzi é transmitido ao homem por meio da picada de mosquitos do gênero Aedes, ou pelo contato com sangue contaminado.
na Leishmaniose, os mosquitos flebotomíneos, ao picarem mamíferos contaminados, adquirem os protozoários do gênero Leishmania que podem ser transmitidos ao homem, por meio da picada.
na Malária, o ciclo da doença se inicia, quando mosquitos fêmeas do gênero Anopheles transmitem o Plasmodium para as células sanguíneas brancas do homem.
na Tricomoníase, a principal forma de transmissão acontece pela disseminação dos protozoários, por meio da picada de mosquitos do gênero Glossina.
Os meios de cultura podem ser classificados em contínuos e descontínuos. Em uma cultura descontínua, as condições não permanecem ideais por muito tempo, devido a diminuição da quantidade de nutrientes e a acumulação dos produtos do metabolismo microbiano. Sabendo que na cultura descontínua em meio líquido, observa-se que a curva representativa apresenta várias fases de crescimento, analise o quadro a seguir.
Relacionando a primeira coluna (nomes das fases) e a segunda coluna (caracterização das fases), assinale a opção que apresenta as relações corretas.
1-d; 2-b; 3-c; 4-a
1-d; 2-c; 3-a; 4-b
1-c; 2-b; 3-a; 4-d
1-c; 2-a; 3-b; 4-d
Sabe-se que os besouros (Coleópteros) somam quase 40 % das espécies de insetos atualmente conhecidas. Além disso, cerca de 90% das espécies de insetos são holometábolos, dentre as quais os besouros estão inseridos. Os holometábolos caracterizam-se por apresentar
um exoesqueleto quitinoso não expansível, que limita o crescimento corporal aos períodos de mudas ou ecdises.
um metabolismo constante, mesmo quando ocorrem pequenas oscilações na temperatura ambiente.
um desenvolvimento direto sem metamorfose, em que o ovo eclode, originando formas juvenis semelhantes aos adultos.
um desenvolvimento com metamorfose completa, em que o ovo eclode uma larva que passa por vários estágios até à fase adulta.
Adotando a classificação dos artrópodes como um grupo monofilético, o subfilo ao qual se classifica a Tunga penetrans é
diplopoda.
crustacea.
arachnida.
insecta.
Leia a notícia a seguir:
Marque a opção que descreve o possível modo como os xenoestrógenos interagem com as células de A. Fasciatus, para desencadear as alterações fisiológicas descritas.
Para poderem interagir com as células de A. fasciatus, os xenoestrógenos precisam ser fagocitados por células do sistema imune, onde os resíduos tóxicos serão metabolizados, para então serem liberados na corrente sanguínea.
Os efeitos danosos à saúde de A. fasciatus são provocados por sua capacidade de ligação irreversível às membranas das células do peixe, impedindo-as de participar dos processos de transporte celular.
Os efeitos danosos à saúde de A. fasciatus são desencadeados por sua capacidade de induzir o processo de clasmocitose, o qual contribui para a formação de produtos potencialmente tóxicos à reprodução dos peixes.
Para A. fasciatus, os xenoestrógenos tornam-se potenciais agentes perigosos à saúde, devido ao fato de esses organismos apresentarem, em suas células, receptores com afinidade química a esse grupo de compostos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}