Listagem de Questões Concurso IFRN
O método para avaliar o estado de conservação da carne de pescado fresca é feito pela análise de decomposição dos aminoácidos sulfurados que liberam enxofre e, em meio ácido, transformam-se em gás sulfídrico (H2S). O método referido é denominado
método de Lane-Eynon.
método de Gelber.
reação de Éber.
reação de Goldfish.
Todos os produtos alimentícios sofrem mudanças durante a secagem e a estocagem, as quais reduzem a sua qualidade, quando comparada com a do produto fresco. O objetivo de melhorar cada vez mais as tecnologias de secagem visa a minimizar essas mudanças e maximizar a eficiência do processo. As principais alterações, nos alimentos desidratados, ocorrem
na cor e no valor nutricional.
na textura e no valor nutricional.
no sabor e na cor.
na textura e no sabor.
Um professor de Biologia do Ensino Médio levou para a sala de aula uma planta do grupo das angiospermas, semelhante à figura a seguir. Depois de explicar e mostrar, para os alunos, as principais características do grupo, selecionou quatro alunos e perguntou-lhes, se aquela espécie era monocotiledônea ou eudicotiledônea. A resposta teria que ser acompanhada de uma justificativa baseada em critérios de anatomia externa da planta.
Dentre as opções a seguir, assinale aquela que apresente a resposta e a justificativa corretas.
João: “É uma monocotiledônea, porque apresenta raiz fasciculada, folhas com nervuras paralelas, caule do tipo colmo e semente com um cotilédone reduzido.”
Maria: “É uma eudicotiledônea, porque apresenta raiz fasciculada, folhas com nervuras paralelas, caule do tipo colmo e semente com um cotilédone reduzido.”
Pedro: “É uma monocotiledônea, porque apresenta raiz axial, folhas com nervuras paralelas, flores com sépalas e pétalas organizadas em base 5 (pentâmeras) e semente com um cotilédone reduzido.”
Cláudia: “É uma eudicotiledônea, porque apresenta raiz axial, folhas com nervuras reticuladas, caule do tipo colmo e semente com dois cotilédones com ou sem reserva.”
A biomassa vegetal é formada, principalmente, por componentes lignocelulósicos que são constituídos por três frações principais: celulose, hemicelulose e lignina. A celulose, constituinte mais abundante da parede celular vegetal, é um polissacarídeo constituído por
polímeros de D-glicose, ramificados, unidos através de ligações do tipo ß -1,4.
polímeros de D-glicose, não ramificados, unidos através de ligações do tipo ß -1,4.
polímeros de D-glicose, não ramificados, unidos através de ligações do tipo
polímeros de D-glicose, ramificados, unidos através de ligações do tipo
Durante o processo de sucessão ecológica, frequentemente ocorre
diminuição na diversidade de espécies; redução da biomassa total; aumento na taxa de respiração da comunidade; e diminuição na complexidade das cadeias alimentares.
aumento na diversidade de espécies; aumento da biomassa total; aumento na reciclagem dos nutrientes; e aumento na complexidade nas cadeias alimentares.
aumento na diversidade de espécies; aumento de biomassa total; redução na taxa respiração da comunidade; e diminuição na complexidade das cadeias alimentares.
aumento na diversidade de espécies; redução da biomassa total; redução gradativa na velocidade de composição das espécies; aumento no tamanho dos indivíduos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}