Listagem de Questões Concurso IFRN
As propriedades físicas dos ácidos graxos dependem, principalmente, do comprimento da cadeia de hidrocarbonetos, bem como da presença ou da ausência de insaturações nessa estrutura. Portanto, é correto afirmar que
o ácido araquídico possui alta solubilidade em água.
o ácido mirístico apresenta, em temperatura ambiente (25ºC), consistência líquida.
o ácido palmitoléico possui ponto de fusão mais alto que o ácido oléico.
o ácido láurico é mais solúvel em água que o ácido palmítico.
Os carboidratos são moléculas orgânicas amplamente distribuídas na natureza. A maioria apresenta como fórmula geral (CH2O)n. Bioquimicamente, são uma importante fonte de energia, além de servirem como esqueleto de carbono para variadas estruturas e funções celulares. Com base nas características químicas e funcionais dos grupos de carboidratos, assinale a opção correta.
Os polissacarídeos são caracterizados por apresentarem, em sua estrutura química, unidades repetidas de monossacarídeos, unidos por ligações glicosídicas. Um exemplo é o amido, uma importante reserva energética dos tecidos animais.
Os monossacarídeos são os açúcares mais simples compostos por poucos átomos de carbono. São os monômeros a partir dos quais os carboidratos maiores são formados. Na célula, sua atuação está limitada a papéis de fornecimento de energia para o seu metabolismo.
Os oligossacarídeos podem apresentar grupos funcionais adicionais a sua estrutura química, que lhes conferem propriedades especiais. Na superfície celular, frequentemente estão ligados a proteínas e lipídeos, constituindo moléculas importantes no reconhecimento celular.
Os dissacarídeos consistem em dois monossacarídeos unidos por ligações covalentes. Sua importância biológica está relacionada ao fato de formarem importantes estruturas nas células vegetais como a parede celulósica.
Muitos produtos para uso medicinal são produzidos por meio de técnicas biotecnológicas. Um exemplo é a produção da proteína denominada ativador de plasminogênio tecidual (APT), utilizada no tratamento de pacientes que sofreram ataque cardíaco ou derrame cerebral. Com base nos conhecimentos a respeito da produção de proteínas recombinantes, é possível fazer a seguinte afirmação:
Por ser de origem humana, a proteína recombinante APT precisa ser expressa em cultura de células de mamíferos que possuem a maquinaria celular para o processamento da proteína.
A sequência nucleotídica do gene para a síntese da proteína APT recombinante pode ser obtida de moléculas de RNA mensageiro.
Pode-se utilizar plasmídeos extraídos de diferentes vírus, como vetor de expressão da proteína recombinante APT, desde que os genes relacionados a patogenicidade do vírus sejam deletados.
Para o isolamento da sequência nucleotídica da proteína APT é necessário utilizar enzimas com atividade nucleásica como a DNA ligase.
A parede celular é uma estrutura externa à membrana plasmática e é importante para os organismos microbianos. Cada grupo de organismos tem peculiaridades na estrutura de sua parede celular. Assim, a opção que apresenta, respectivamente, os componentes exclusivos de parede de bactéria Grampositiva, Gram-negativa e de parede celular de fungo é
ácido teicóico, membrana externa fosfolipídica e peptídeoglicano.
ácido teicóico, membrana externa fosfolipídica e mananas.
peptideoglicano, mananas e membrana externa fosfolipídica.
ácido teicóico, mananas e membrana externa fosfolipídica
Na composição do óleo de coco, predominam os ácidos graxos saturados. Essa característica é pouco comum entre os óleos de origem vegetal e confere ao óleo de coco
elevada resistência à neutralização.
baixa resistência à saponificação.
elevada resistência à oxidação.
baixa resistência à hidrólise.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}