Questões sobre Bioquímica

Para a determinação de umidade, proteínas e lipídios, as técnicas mais comumente usadas são, respectivamente,
  • A. secagem direta a 105 ºC, Método de Kjeldah e Extração direta em Soxhlet.
  • B. prova de Éber, Desintegração enzimática e Determinação do espaço livre.
  • C. determinação pelo método Karl Fischer, Secagem a 50 ºC e Congelamento.
  • D. reação violeta, Método quantitativo de Monier-Williams e Método de Tillman’s.
  • E. secagem direta a 200 ºC, Técnica de Fehling e Determinação por teor alcoólico.

Com base na figura apresentada, que ilustra uma célula eucarionte, julgue os itens a seguir.

A estrutura indicada pelo número 1 utiliza moléculas de ácidos graxos e glicose para a produção de calor, além de participar de outros processos do metabolismo celular.

A cromatina, presente no núcleo célula, é constituída por ácido desoxirribonucleico (DNA) associado a proteínas, como as histonas.

A composição de carboidratos no glicocálice de hemácias, mostrado no esquema abaixo, representam aglutinogênios (antígenos) que determinam os grupos sanguíneos do Sistema ABO. A síntese do antígeno H depende da presença de, pelo menos, um gene autossômico dominante H no genoma do indivíduo e é indispensável para a adição do antígeno A e/ou do antígeno B (como mostrado no esquema), pelos produtos dos genes IA e IB, respectivamente. Os indivíduos com alelo H e os alelos ii, ou os indivíduos desprovidos do gene H são identificados no grupo “O” pelas técnicas tradicionais de determinação de grupos sanguíneos ABO, mas os indivíduos (hh) são ditos Falsos “O”. Os alelos Hh apresentam segregação independente dos alelos IA IB i.

Considerando somente os antígenos determinantes do sistema ABO, assinale a afirmação INCORRETA.

• A. 25% dos descendentes do cruzamento de pais com genótipo Hh IAIB podem doar sangue para todos os irmãos.
  • B. Indivíduo com genótipo hh IAIB pode ser considerado doador adequado para todos os indivíduos com diferentes tipos sanguíneos do sistema ABO.
  • C. Indivíduos com genótipo hh IAIB podem receber sangue do tipo O sem correr o risco de desenvolver reações contra o sangue recebido.
  • D. O cruzamento de indivíduos com genótipo Hh IAIB pode gerar descendentes com quatro fenótipos diferentes do sistema ABO.
  • E. Todos os indivíduos do grupo O desenvolvem naturalmente memória anti-A e anti-B, mas a reação efetiva contra os antígenos A e B depende de estimulação recente de células de memória.
Acerca dos objetos de estudo das subdivisões da biologia, julgue os próximos itens. Os componentes químicos da matéria viva e o papel biológico que cada um deles desempenha nos seres vivos são exemplos de objetos de estudo tanto da citologia quanto da bioquímica.
Quanto a sais minerais e à sua importância para o organismo humano, julgue os itens seguintes. Ingerido como fosfato, o fósforo exerce papel importante no organismo, promovendo a composição dos ossos e dos dentes.
Quanto a sais minerais e à sua importância para o organismo humano, julgue os itens seguintes. Os sais minerais são substâncias orgânicas comumente produzidas pelos seres vivos.
Quanto a sais minerais e à sua importância para o organismo humano, julgue os itens seguintes. O ferro é um componente da molécula de hemoglobina necessário ao transporte de oxigênio no sangue.
A lipase é uma enzima altamente específica que catalisa a hidrólise dos ésteres de glicerol de ácidos graxos de cadeia longa (triglicerídios) em presença de sais biliares e um cofator chamado colipase. A medida da atividade da lipase no soro, plasma, líquido ascítico e pleural, é usada, exclusivamente, para o diagnóstico laboratorial. Assinale a alternativa correta que indica a patologia diagnosticada pela análise da medida da lipase.
  • A. Patologias hepáticas