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O processo de comunicação sofre interferências ou barreiras, que limitam o desenvolvimento da ação pedagógica. Neste contexto, barulhos, mesas desarrumadas, arquivos desorganizados e interrupção de equipamentos são exemplos de barreiras conhecidas como

Considerando a discussão psicossocial da família, observe as afirmações abaixo.

I. A familiar nuclear, organizada segundo a inter-relação pai-mãe-filho(s), é um modelo que evidencia a determinação biológica dada pelos laços consangüíneos, portanto, natural e necessário, e, como tal, regulado por normas, crenças e valores que independem de qualquer contexto sócio-histórico.

II. No cotidiano da vida social, observa-se a emergência de novos arranjos familiares, por exemplo, as relações homossexuais e de mães ou pais solteiros. Tal situação mostra a necessidade histórica de, por um lado, desvincular o conceito de família do modelo nuclear (pai-mãe-filho(s)) e, por outro, vinculá-lo a um modelo definido em função, por exemplo, do tipo de ligação afetiva e de relação de cuidado/responsabilidade que os indivíduos mantêm entre si.

III. A dissolução de uma união conjugal, formalizada (religioso/civil) ou não, é, muitas vezes, vivenciada como uma situação dolorosa e estressante, na qual o homem e a mulher, em maior ou menor medida, confrontam-se com o sentimento de perda do parceiro e da unidade familiar. É um confronto com o sentimento de morte, que não é físico, mas é psicológico, e, como tal, articulada à elaboração de um luto e dos sentimentos que o permeiam: o fracasso e a impotência, dentre outros.

Assinale a alternativa que identifica, dentre as afirmações citadas, a(s) correta(s).

Considerando o processo de estruturação e de dinâmica dos grupos, observe as seguintes afirmações: i) Os grupos são totalidades dinâmicas, portanto, constituídos de elementos interdependentes; ii) A personalidade é um sistema que, no âmbito da realidade social, apresenta três núcleos: o eu íntimo (valores centrais do indivíduo), o eu social (valores partilhados com o grupo) e o eu público (valores mais superficiais); iii) O grupo deve ser observado no interior de um campo social, ou seja, enquanto parte de uma totalidade dinâmica constituída pelas entidades sociais coexistentes, não necessariamente integradas entre si. Um campo social, por sua vez, se caracteriza pelas posições relativas que nele ocupam os diferentes elementos que o constituem. Assinale a alternativa que identifica corretamente o autor ao qual estão associadas essas afirmações teóricas sobre o grupo e seu funcionamento.

Considerando-se a relação entre os gêneros, observe a seguinte situação: "O Sr. BC, primo da Sra. ML, realizou um conjunto de atitudes de conotação sexual com ela, ou seja, disse frases sedutoras, beijou-a, alisou-a nas costas etc., sendo que, para tanto, se apoiou na relação hierárquica profissional que mantinha com esta e que lhe era favorável. Com medo, em função de sua condição econômica, a Sra. ML, constrangida, manteve relação sexual com o Sr. BC". Dias depois, ela pediu ajuda a uma Psicóloga, pois se sentia violentada e desejava saber de que tipo de violência tinha sido vítima. Assinale a alternativa que identifica corretamente a resposta dada pela Psicóloga à Sra. ML.

Observe as afirmativas abaixo sobre o processo de reforma psiquiátrica no Brasil e sobre a saúde mental.

I. O movimento pela reforma psiquiatra no Brasil, cujo início está situado entre os anos 1978-1980, tendo à frente o MTSM (Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental), surge em oposição à concepção de que o portador de transtorno mental deve ser removido e excluído do meio social. Neste contexto, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Núcleos de Atenção Psicossocial (Naps) foram instituídos, enquanto unidades de assistência que, em oposição a essa concepção, procuram efetivar uma proposta de desinstitucionalização da loucura.

II. Uma forma de abordagem da saúde mental, numa perspectiva preventiva, é aquela que enfoca o processo de adoecimento como uma resposta às crises evolutivas, de caráter físico, emocional ou social, inerentes ao ciclo vital normal. Os conflitos subjacentes a esses momentos evolutivos têm a capacidade de promover um processo de desadaptação e, conseqüentemente, de adoecimento. Neste contexto, é importante frisar que o conceito de crise não se confunde com o de doença.

III. Para a promoção da saúde mental, considerando o conceito de crise, temos as ações preventivas que podem ser tipificadas como primária, secundária ou terciária. A primária, particularmente, corresponde ao conjunto de ações direcionado para as condições etiológicas, individuais e sociais, que favorecem o aparecimento das doenças mentais, ou seja, os fatores de risco. Intervindo sobre esses fatores, diminui-se a incidência das doenças.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

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