Listagem de Questões Concurso CD
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.
Considerado o contexto, afirma-se corretamente que
o advérbio assim (linha 25) equivale, em função e sentido, à expressão “uma vez”.
o segmento O importante é que (linha 44) privilegia, em relação a outras possíveis, a afirmação que introduz.
o segmento faz a intermediação (linha 16) pode ser substituído por esta forma: “intermedia”.
o advérbio Naturalmente (linha 37) tem o sentido de “de modo natural”, "de acordo com a natureza”.
a forma verbal destacada em que considera o homem na sua complexidade e totalidade (linha 46 e 47), vertida a frase para a voz passiva, corresponderá a “são consideradas”.
Acerca dos recursos de pontuação empregados no texto, está correto o que se afirma em:
O uso de aspas (linha 1) indica que foi feita uma escolha lexical imprecisa, atenuada, em seguida, por meio de uma contextualização do uso.
Na linha 21, substituindo-se o ponto-e-vírgula por ponto, a correção e a clareza do período ficariam comprometidas.
Na linha 23, a vírgula que separa sentimentos de as poderia ser substituída por “e”, mantendo a mesma idéia de que a lista não termina no último termo apresentado.
Em A modalidade do imaginário que foca sua atenção... (linhas 29 e 30), o sentido original estaria preservado se fosse acrescentada vírgula entre as palavras destacadas.
Nas linhas 27 e 28, os parênteses contêm sínteses das expressões anteriores, assim como os travessões no trecho: a denominação genérica – imaginário – às... (linhas 41 e 42)
No segundo parágrafo, o autor
defende que o imaginário, ao coordenar durações históricas longas e breves, costura, na dimensão onírica, cronologias que, na realidade palpável, seriam independentes.
retifica as informações contidas na abertura do texto, pois se dá conta da inadequação de tudo o que afirmou até ali.
estabelece uma tipologia para a realidade, ao cindi-la em universo psicológico interior e condições físicas de existência do indivíduo.
propõe que instintos, sentimentos e sensações sejam manifestações culturais, isto é, ocorrências adaptáveis à realidade psíquica e não à objetiva.
afirma que o trânsito entre a mente humana e a realidade, propiciado pelo imaginário, impede que se distingam as características de uma e outra.
De acordo com o texto,
as atividades psíquicas individuais estão desvinculadas do imaginário, na medida em que elas são o lugar de plena independência do sujeito, o autônomo domínio de vivências oníricas pessoais.
a realidade palpável, em suas diferentes manifestações, existe apenas em função do processo de interferência recíproca que se verifica entre imaginário e imaginação.
a realidade externa ao indivíduo é combustível das atividades psíquicas, e estas, por sua vez, colaboram para a conformação dos conjuntos de imagens compartilhados pelos diferentes grupos.
o termo imaginário é impreciso, pois não permite estabelecer hierarquias entre a realidade por ele nomeada e os outros modos de ordenação onírica do mundo, como aquele que recebe o rótulo de mito.
a verdadeira história leva em conta, mais do que os fatos objetivos, livres da interferência do imaginário, a dimensão dos sonhos individuais e coletivos que constituem a essência do ser humano.
Considere as assertivas que seguem.
I. Há um ramo do conhecimento que tem como objeto de indagação as convicções que fundamentam, num dado contexto, a compreensão do que homens e mulheres devem ser e fazer, o modo como a vida deve ser levada.
II. É matéria da Ética os princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano numa, e qualquer, realidade social.
III. Constitui tarefa imprescindível da Ética a pesquisa, sob ordenamento regular e metódico, dos comportamentos humanos em conjunturas de tempestades ideológicas, visto ter sido esse tópico ignorado pelos pensadores do século XIX.
O texto abona a compreensão explicitada em
I, II e III.
II e III, somente.
I e II, somente.
I e III, somente.
I, somente.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}