Listagem de Questões Concurso CD
Atenção: As questões de números 1 a 7 referem-se ao texto que segue.
Considerando-se o contexto, nos segmentos sublinhados em não cabe a mim tentar explicar e cabe a mim fazer o papel do chato, evidencia-se a ênfase que deseja dar o autor
à sua condição profissional.
à aversão que tem pelo esoterismo.
à distinção entre as várias formas de esoterismo.
à distinção entre uma tese e uma hipótese.
ao seu dever como escritor.
De acordo com o texto, a resposta correta à questão inicial é a de que
as lesões que atingem algumas regiões específicas do cérebro impedem seus portadores de tomar decisões a partir de escolhas em conflitos.
o estado emocional das pessoas em situação de conflito determina a tomada de suas decisões necessariamente apoiadas na ética social.
as pessoas tendem naturalmente, e preferencialmente, a optar por soluções utilitárias em situações de conflito moral.
a ética social é sempre a base de apoio na tomada de decisões em dilemas, especialmente se os conflitos forem de cunho moral.
a natureza humana determina a escolha de uma solução nem sempre condizente com o comportamento moral, embora haja influência da ética social nessa escolha.
De acordo com o texto,
a exígua porcentagem de pessoas centenárias, especialmente no Brasil, não permite que pesquisadores cheguem a conclusões seguras a respeito do papel da genética na longevidade.
a inexistência de problemas de saúde em pessoas idosas é devida necessariamente à constituição genética, fato comprovado por dados obtidos entre os familiares.
o envelhecimento com qualidade resulta de cuidados com a saúde, a partir de certa idade, além da contribuição dos fatores genéticos.
a predisposição genética de certa porcentagem da população em não desenvolver doenças ainda não está bem explicada, apesar das inúmeras pesquisas a respeito.
o acesso a medicamentos que combatem com eficácia os efeitos danosos de doenças graves permitiu a existência de um maior número de pessoas centenárias.
Entende-se corretamente o 3º parágrafo do texto como
ressalva necessária à clareza do desenvolvimento, especialmente em relação ao que se afirma no 1º parágrafo, quanto à observação de tratar-se de crítica justa.
conclusão previsível, marcada pela comparação entre um sistema patriarcal de base escravocrata (1º e 2º parágrafos) e a situação industrial, onde as máquinas poderosas marcam o compasso à vida.
argumento que vem apoiar o que é dito no parágrafo anterior, assinalado pela contraposição implícita em por outro lado.
explicação necessária ao que é dito no 1º parágrafo, por serem citadas figuras ilustres da vida brasileira, que foram produtos do velho sistema agráriopatriarcal do Brasil.
informação contraditória à referência ao contato entre meninos brancos e pretas velhas (2º parágrafo) e a um sistema patriarcal que sobrevivia desse egoísmo e dessa indiferença.
Infere-se corretamente do texto que
a cultura brasileira recebeu influência de valores europeus por meio da educação oferecida aos filhos dos senhores de engenho, muitos dos quais se tornaram nomes de projeção como símbolos de uma cultura de base escravocrata.
o individualismo dos senhores de engenho, associado à maneira despótica de tratar os escravos, foi a base em que se estabeleceram as diferenças de raça e de classes sociais até hoje existentes no Brasil.
autores hoje prestigiados como expoentes da cultura brasileira sofreram preconceitos por sua origem e por desconsiderarem o desprezo ao trabalho manual, que se mantém na visão do brasileiro.
filhos dos senhores de engenho cresciam imbuídos de uma visão preconceituosa, manifestada em atitudes racistas, apesar do convívio diário com as pretas velhas nas casas-grandes.
o contato entre senhores e escravos nos engenhos fez surgir um modo de ser e de ver um mundo calcado em relações pessoais e não somente nos resultados econômicos do trabalho.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}