Listagem de Questões Concurso CD
As questões de números 13 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Está INCORRETA a afirmação que se faz a respeito dos parágrafos do texto:
O 1º parágrafo traça, de maneira rápida e sintética, um painel histórico e cultural existente numa determinada época.
Observa-se, especialmente no 2º parágrafo, emprego de palavras que adquirem sentido particular, percebido no contexto em que se encontram.
O 3º parágrafo constitui, em síntese, um argumento que justifica a opinião que vem exposta no 4º parágrafo.
A articulação sintático-semântica que se estabelece entre o 3º e o 4º parágrafos é de causa e conseqüência.
No 4º parágrafo o autor defende a idéia de que a indústria se torne responsável também por projetos educacionais voltados para o desenvolvimento social.
As questões de números 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O texto desenvolve-se como
estudo psicológico dos motivos que levam pessoas a agir de determinada forma, a reconhecer determinados valores e os meios escolhidos para atingir seus objetivos.
apresentação de certos aspectos evolutivos de sociedades diversas, cuja discussão se baseia em informações de cunho científico.
análise de cunho sociológico dos papéis desempenhados por certos tipos que marcaram a história das sociedades ao longo do tempo.
visão utópica da formação de uma sociedade, com os papéis vividos por tipos considerados ideais, para permitir a evolução do todo social.
informação, com base em dados antropológicos, a respeito da evolução dos grupos humanos, desde os mais rudimentares, até o aparecimento da agricultura.
É correto inferir do texto que seu autor,
como jornalista que é, questiona a importância do livro e do jornal no mundo contemporâneo, como instrumentos essenciais para a divulgação do conhecimento.
ao apontar a importância de algumas inovações tecnológicas do mundo moderno, reconhece a importância da cibernética para os projetos educacionais.
pensando em um projeto de educação eficaz, afasta qualquer possibilidade de envolvimento de empresas, a despeito do interesse que elas possam demonstrar.
ao reconhecer a inoperância do empresariado, especialmente na área da cibernética, ignora o impacto que essa tecnologia poderia causar em um projeto educacional.
como defensor do desenvolvimento tecnológico, propõe uma educação voltada especificamente para a indústria da informática, base da integração social.
Esse tipo humano ignora as fronteiras. (início do 2º parágrafo) A expressão do texto que reproduz o sentido da frase acima é:
a mira de todo esforço. (1º parágrafo)
todos os processos intermediários. (1º parágrafo)
as qualidades próprias do aventureiro. (4º parágrafo)
a concepção espaçosa do mundo. (4º parágrafo)
uma recompensa imediata. (5º parágrafo)
É correto concluir do texto que
os ideais de vida cultivados por diferentes tipos sociais contribuem para a dificuldade de se justificar o predomínio de certos valores morais em determinadas épocas e atividades.
os valores éticos surgem como conseqüência da evolução das sociedades, já que são desnecessários em povos primitivos, que se organizam em torno de um único ideal.
as noções divergentes a respeito da ética social impelem alguns tipos humanos a posições radicais, de oposição a valores cultuados pelos demais, em uma mesma sociedade.
a organização social vigente no mundo contemporâneo impede a existência real de certos tipos, especialmente daqueles que buscam o sucesso rápido, por meio de façanhas e de aventuras.
o comportamento ético das pessoas é pautado por sua própria visão de mundo, admitindo-se, no entanto, relações mútuas de convivência e da sua existência entre os diversos tipos sociais.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}