Listagem de Questões Concurso CD
Considerando os procedimentos argumentativos mobilizados pelo autor, assinale a alternativa correta.
O exemplo inicial confirma a principal tese defendida no texto (“são os comportamentos habituais que determinam a significação”), mas é inócuo em relação à tese secundária (“a análise de um enunciado deve levar em conta o contexto e os aspectos lingüísticos mais relevantes”).
Gumperz é autoridade intelectual a que Possenti recorre para defender a idéia de que o exemplo inicial do texto compartilha das características atribuídas pelo renomado autor aos mais diferentes episódios conversacionais.
A menção a um ouvinte de Marte, na medida em que pressupõe uma radical hipótese, reforça a idéia de que os sentidos lingüísticos dependem de contextualização para serem satisfatoriamente apreendidos.
A alusão a uma significação inusitada para “abra a porta” permite identificar a intenção de comprovar, empiricamente, a hipótese de que são os fatos que cercam os interlocutores que governam a produção e a depreensão de sentidos.
A ironia, mencionada como procedimento lingüístico historicamente negligenciado, adquire no texto o status de elemento limítrofe: é ferramenta contextual que gera sentido para formas lingüísticas consideradas impotentes.
É correto afirmar que Possenti produziu um texto no qual
disserta sobre aspecto específico de um amplo tema (a constituição formal dos enunciados) e recorre a analogias entre o funcionamento das línguas e o das ações humanas rotineiras para melhor defender suas opiniões.
toma posição a respeito de tema de área específica do conhecimento, a dos estudos da linguagem, empregando exemplos como alicerces privilegiados de sua argumentação.
repele quaisquer considerações de caráter opinativo sobre as teorias que menciona e confere primazia às evidências factuais, tomadas como provas efetivas das distinções que estabelece.
tematiza a questão da importância da terminologia, oferecendo comprovação irrefutável de que termos como enunciado recobrem fenômenos de naturezas variadas.
desconsidera, com o intuito de pôr em relevo certos fatos lingüísticos, a participação de fatores circunstanciais na composição dos sentidos de uma interlocução.
Considerada a última frase do texto, é correto afirmar:
Empregou-se bárbaros em sentido informal, assim registrado no dicionário: “palavra-ônibus que qualifica pessoas ou coisas com atributos positivos”.
Contém, implícita, a idéia de que o pensamento ético é instrumento civilizatório.
Desenvolve um raciocínio dialético: constrói a verdade sobre os bárbaros pela síntese de aspectos positivos e negativos da sua conduta.
Constitui argumento eficaz para consolidar a idéia de que o mundo em que vivemos é freqüentemente violento.
Contém seqüência detalhada que, considerado o valor axiomático da assertiva inicial, constitui uma tautologia.
Essa necessidade urgente, à parte o valor intrínseco da descoberta da verdade sobre as relações humanas, torna a ética um campo de importância primordial. A redação que, correta e clara, mantém o sentido da frase acima é:
É essa exigência mínima indispensável que constroe a importância original da ética, que subtrai o valor intrínseco da descoberta da verdade do convívio no campo humano.
Essa deferência conquistada pela ética é oriunda da carência referida, excetuando a descoberta da verdade sobre regras de comportamento, verificado o valor que é próprio dele.
Sem mencionar o mérito indiscutível que o desvendamento do universo das relações humanas tem em si, a importância cardeal da ética advém dessa necessidade premente.
O que torna a ética um campo profícuo de realizações é essa necessidade que ela vem atender, deixando a margem o valor inerente do que as relações humanas têm de verdadeiro.
O merecimento que é obrigatório à própria atividade de descobrir a verdade dos relacionamentos, deixado de lado, faz que essa necessidade urgente seja a fonte da importância que a ética pode adquirir.
No primeiro parágrafo, o autor,
buscando legitimar o seu discurso, que reconhece marcado por grande dose de subjetividade, vale-se de expressões – como certamente e sem dúvida −, que anulam o caráter pessoal da perspectiva adotada.
hierarquizando os específicos fatores de que trata, subordina as movimentações políticas dos países do Leste Europeu às grandes conquistas advindas do desenvolvimento das ciências.
tentando compreender o modelo de pensamento do século XX, traça o perfil do desenvolvimento das distintas áreas que compõem a história do homem nesses cem anos.
revelando o caráter improvisado de muitos comportamentos, defende a idéia de que o século XX é fruto direto das ciências naturais, da tecnologia e de movimentos políticos e religiosos extremados.
crendo que o século XX se forjou especialmente sob o signo de dois fatores, refere, como relevante, que certas atitudes nele irromperam sem que a possibilidade de sua existência tivesse ocorrido até ao espírito mais atilado do século anterior.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}