Listagem de Questões Concurso CD
O autor faz largo uso de advérbios de modo. Considerado o contexto, é correto afirmar que
discursivamente (linha 21) equivale a “dissertativamente”, tal como em: “Não houve testes, tivemos de responder a todas as questões discursivamente”.
simplesmente (linha 26) tem o significado de “com simplicidade”, tal como se verifica em: “Apesar de ricos, eles viviam muito simplesmente”.
tipicamente (linha 29), por ser usado na modificação de um item nominal, poderia ser substituído por um adjetivo, como “característicos”, por exemplo.
costumeiramente (linha 2) e eventualmente (linha 4) se contrapõem quanto à expressão de recorrência no cumprimento das ações referidas.
Evidentemente (linha 9) introduz afirmação de caráter conclusivo, que não requereu outros esclarecimentos.
Considerando conceitos veiculados pelo texto, assinale a alternativa que contém termo corretamente compreendido.
língua (linha 47) = conjunto ilimitado de elementos necessários para a comunicação humana.
enunciado (linha 30) = qualquer diálogo travado entre dois falantes de uma mesma língua.
cenário (linha 20) = conjunto de referências que permitem elaborar e compreender corretamente um enunciado.
situação (linha 32) = os fatores políticos, sociais e econômicos que cercam o sujeito e determinam seus usos da linguagem verbal.
significação (linha 50) = interpretação pessoal, e independente das coerções sociais, atribuída a uma forma lingüística.
Afirma-se com correção que o autor
opta pelo uso de terceira pessoa e de estratégias argumentativas lógicas (exemplos, analogias, ilustrações), desprovidas de qualquer traço de subjetividade, o que lhe permite transmissão objetiva e imparcial de informações.
se vale de um conjunto de palavras e expressões para comentar e explicar o sentido e o uso de outras palavras e expressões, característica que se pode atribuir ao fato de se tratar de um texto verbal que trata de enunciados.
utiliza, à exaustão, adjetivos que expressam qualidades subjetivas (mero, inadequada, impotente) para criar o efeito de aproximação com o leitor, discorrendo não propriamente sobre fatos, mas sobre suas impressões em relação a eles.
incorpora o leitor ao texto – seja com o uso de estruturas como Considere-se, seja com o diálogo, seja, ainda, com perguntas indiretas – para induzi-lo a concordar, a partir da empatia estabelecida, com as opiniões apresentadas.
oferece exemplos auto-explicativos, que o dispensaram de tecer comentários pormenorizados sobre o tema explorado.
Considerando intertextualidade como um diálogo que se estabelece entre um texto e outro(s), assinale a alternativa que identifica, corretamente, sua presença e seu valor argumentativo no texto de Sírio Possenti.
Flagra-se o estabelecimento de relação intertextual no trecho há mais processos lingüísticos de construção de significação do que pode imaginar a lingüística das formas, no qual, para expressar a idéia de que existe muito a se fazer nesse campo de estudos, o autor faz alusão a uma conhecida frase de Hamlet: “Há mais coisas, Horácio, em céus e terras, do que sonhou nossa filosofia”.
A intertextualidade manifesta-se por meio da reprodução de um diálogo efetivamente acontecido entre um marido e sua esposa, usado para demonstrar que as questões de linguagem não dizem respeito apenas aos textos exemplares, mas também à utilização cotidiana dos códigos situacionais e lingüísticos.
Ocorre um diálogo entre textos quando Possenti cita literalmente as palavras de Gumperz, que, oferecendo às análises uma aura de cientificidade, permite que o texto seja reconhecido como uma proposta coerente de explicação dos diferentes protocolos conversacionais.
A intertextualidade faz-se presente quando Possenti cita indiretamente (linhas 50 a 55) as teorias do contexto, citação que, apesar de comprovar a pouca familiaridade do autor com obras específicas desse quadro de reflexões, permite que ele cumpra a exigência de mostrar-se informado sobre perspectiva radicalmente oposta à sua.
O procedimento de transformar um texto em cruzamento de citações é exemplificado pelo trecho um certo cenário habitual (linhas 19 e 20), no qual o autor toma o conhecimento de mundo do leitor como um enunciado que confere maior veracidade às idéias defendidas até aquele ponto.
O texto autoriza concluir que os estudos da linguagem,
se empreendidos no âmbito das teorias do discurso, permitem reunir aspectos das teorias da gramática e do contexto, na medida em que pressupõem, no processo de interpretação de enunciados, a consideração simultânea das formas lingüísticas e das circunstâncias.
na vertente chamada teoria do contexto, consideram o conhecimento das línguas carente de relevância, já que elas não fornecem quaisquer elementos que possam ser tomados como úteis para a ativação dos sentidos dos enunciados.
se orientados para o estudo das formas, apegam-se à idéia de que a significação só emerge quando se tomam, além dos elementos lingüísticos, traços prosódicos que dizem respeito à mais profunda materialidade dos enunciados.
quando realizados em perspectiva adequada às idéias de Possenti, desconsideram a existência de fatos lingüísticos e de fatos contextuais, na medida em que os fenômenos que dizem respeito às línguas não se sujeitam a esses rótulos.
sob a perspectiva da teoria da gramática, assumem que o discurso (“uso concreto de uma língua em uma situação determinada”) só pode ser decifrado com recurso a aspectos como tom e altura de voz, tão significativos quanto outros elementos de produção do sentido.
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