Questões Concurso Câmara de Araraquara - SP

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A compreensão dos estilos de liderança é fundamental para o sucesso de qualquer organização, considerando que a liderança pode ser exercida tanto de maneira formal quanto informal. Nos manuais de gestão de pessoas e comportamento organizacional, são apresentados diversos estilos de liderança, cada um com características específicas que impactam diretamente a forma de conduzir equipes e os resultados alcançados. Relacione adequadamente cada estilo de liderança com sua respectiva manifestação hipotética.

1. Liderança autêntica.
2. Liderança carismática.
3. Liderança servidora.

( ) Uma vereadora dedica-se a criar um programa de capacitação para servidores públicos, oferecendo mentorias individuais e coletivas. ela prioriza o bem-estar e o crescimento profissional de sua equipe, acreditando que servidores mais capacitados resultam em melhores serviços para a população.
( ) um vereador inspira a comunidade ao apresentar um projeto de revitalização de áreas públicas, comunicando sua visão com entusiasmo e gerando forte engajamento emocional. Ele utiliza discursos impactantes e simbólicos, como plantar a primeira árvore em uma praça abandonada, para atrair seguidores e fortalecer sua imagem.
( ) Um presidente da Câmara Municipal organiza reuniões semanais abertas à comunidade para ouvir diretamente os cidadãos, compartilhando suas crenças e valores em relação à transparência e justiça. Ele demonstra consistência entre suas palavras e ações, como defender publicamente medidas contra a corrupção e implementar práticas internas que reforçam a ética e a integridade.
( ) Uma presidente da Câmara Municipal percebe que muitos servidores administrativos enfrentam dificuldades em equilibrar suas demandas de trabalho com a vida pessoal, o que impacta sua motivação e desempenho. Para apoiar esses colaboradores, ela implementa um programa de flexibilização de horários e cria um espaço de convivência na Câmara.

A sequência está correta em

Uma Câmara Municipal enfrentava problemas recorrentes em suas sessões, como conflitos entre vereadores, dificuldade em alcançar consensos nas decisões e baixa interação com a comunidade local. O presidente da Câmara percebeu que a falta de competências interpessoais estava prejudicando o desempenho legislativo e as relações internas e externas da organização. Para reverter esse cenário, foram propostas ações com foco no desenvolvimento de competências interpessoais. Com base no caso apresentado e no conceito de competência interpessoal, assinale a afirmativa que NÃO reflete corretamente o desenvolvimento dessas competências.

O gerenciamento de conflitos exige uma compreensão aprofundada de todo o processo do conflito, incluindo suas fases. Dentre elas, destaca-se a fase de intenções, que envolve a análise das percepções, emoções e comportamentos manifestos das pessoas envolvidas. Segundo Robbins e Judge (2020, p. 528), as formas de lidar com conflitos podem ser classificadas com base em duas dimensões principais: grau de assertividade, que mede o esforço de uma das partes para satisfazer seus próprios interesses, e grau de cooperação, que avalia o esforço para atender aos interesses da outra parte. Essas dimensões permitem identificar cinco estilos distintos de gestão de conflitos; relacione-os à definição correspondente.

1. Competição.
2. Colaboração.
3. Evitamento.
4. Acomodação.
5. Compromisso.
( ) Ocorre quando as partes envolvidas em um conflito buscam satisfazer plenamente as necessidades e preocupações de todos os envolvidos, promovendo o esclarecimento e a resolução das diferenças.
( ) Ocorre quando uma das partes busca apaziguar a outra, demonstrando disposição para priorizar os interesses do oponente em detrimento dos próprios, chegando a fazer concessões ou sacrifícios com o objetivo de preservar o relacionamento.
( ) Ocorre quando uma pessoa busca atender exclusivamente aos seus próprios interesses, sem considerar ou se preocupar com o impacto que suas ações possam ter sobre as demais partes envolvidas no conflito.
( ) Ocorre quando uma pessoa reconhece a existência do conflito, mas, em vez de buscar uma solução, opta por ignorá-lo e se distanciar das pessoas com as quais discorda.
( ) Ocorre quando há uma disposição para analisar de forma racional o objeto do conflito e aceitar uma solução que atenda, ainda que parcialmente, aos interesses de ambas as partes envolvidas.

A sequência está correta em

A gestão de pessoas e o departamento pessoal, embora sejam complementares, possuem diferenças importantes quanto aos seus objetivos estratégicos e operacionais. Sobre essa diferença, analise as situações a seguir, ocorridas em um órgão público.

I. Determinado setor elabora um plano estratégico para identificar e desenvolver futuros líderes, garantindo a sucessão em cargos críticos.
II. Uma equipe é encarregada de calcular e processar o pagamento de férias de um grupo de servidores, assegurando o cumprimento de normas legais.
III. O órgão público implementa um programa de mentoring para servidores em início de carreira, promovendo aprendizado contínuo e engajamento institucional.
IV. Uma área avalia a estrutura organizacional para identificar gargalos na distribuição de competências e propor realocações que aumentam a eficiência do órgão.
V. Um servidor solicita ao setor responsável a emissão de uma declaração de tempo de serviço para fins de aposentadoria.

Considerando as diferenças entre gestão de pessoas e departamento pessoal, qual afirmativa melhor classifica as situações apresentadas?

Uma organização pública lançou uma série de iniciativas para promover a gestão da pluralidade/diversidade entre seus servidores. A seguir estão listadas algumas dessas ações; analise-as.

I. Implantação de programas para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, garantindo acessibilidade física e tecnológica.
II. Realização de treinamentos para identificar e combater estereótipos relacionados à idade e gênero no processo de seleção e promoção interna.
III. Desenvolvimento de programas de mentoring que consideram a compatibilidade entre personalidades, visando uma maior sintonia entre mentor e mentorado.
IV. Criação de um comitê inter-religioso para respeitar e acomodar as práticas religiosas dos servidores, como horários de orações ou feriados religiosos.
V. Promoção de atividades de integração para alinhar os valores organizacionais às preferências individuais dos servidores, como preferências por trabalho em equipe ou trabalho autônomo.

Considerando a classificação dos níveis de diversidade, são ações que representam diversidade em nível profundo o que se afirma apenas em

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