Questões de Veterinária do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária do ano 2023

São consideradas doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito, segundo a Instrução Normativa nº 50/2013:

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou em seu site a Instrução Normativa nº 50/2013 da qual obriga qualquer cidadão, bem como todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal, notificar doenças obrigatórias (compulsórias). Elas deverão ser notificadas no prazo máximo de 24 horas de seu conhecimento, quando houver suspeita ou ocorrência de qualquer doença listada no Anexo desta Instrução Normativa se:
I. Ocorrer pela primeira vez ou reaparecer no país, zona ou compartimento declarado oficialmente livre.
II. Qualquer nova cepa de agente patogênico ocorrer pela primeira vez no país, zona ou compartimento.
III. Ocorrerem mudanças repentinas e inesperadas nos parâmetros epidemiológicos como: distribuição, incidência, morbidade ou mortalidade de uma doença que ocorre no país, unidade federativa, zona ou compartimento.
IV. Ocorrerem mudanças de perfil epidemiológico, como mudança de hospedeiro, de patogenicidade ou surgimento de novas variantes ou cepas, principalmente se houver repercussões para a saúde pública.
Está correto o que se afirma em

Quando há a suspeita de doenças de classificações epidemiológicas devemos preparar o material coletado para o laboratório realizar a análise patológica de maneira adequada com o devido acondicionamento para não perdermos os possíveis agentes causadores da afecção e contaminarmos o local e outros animais/humanos. Assim, no caso de suspeita de raiva em um rebanho de gado leiteiro com a vacinação anual, segundo o calendário recomendado, qual material deverá ser enviado ao laboratório? A amostra coletada deverá estar conservada em quais condições? 

São zoonoses transmitidas por vetores: 

A estratégia de atuação do PNCEBT é baseada na classificação das unidades federativas quanto ao grau de risco para as doenças tuberculose e brucelose e na definição e aplicação de procedimentos de defesa sanitária animal, de acordo com a classificação de risco. Em relação à estratégia do PNCEBT: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis