Questões de Serviço Social da VUNESP

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Listagem de Questões de Serviço Social da VUNESP

Em Cisne (2018), há a abordagem a respeito de um método de análise em que as relações sociais de sexo, raça e classe são apreendidas como indissociáveis e considera o entrecruzamento dinâmico e complexo do seu conjunto, cada uma imprimindo sua marca nas outras, ajustando- -se às outras e constituindo-se de maneira recíproca. Não se trata de percorrer uma a uma, mas de enxergar os entrecruzamentos e as interpenetrações no seio da individualidade ou de um grupo. Nessa perspectiva, nenhuma análise sobre as desigualdades pode prescindir dessas três relações sociais – sexo, raça e classe – como estruturantes dos sistemas de exploração, ainda que possam ter mediações com outras opressões. A esta abordagem, os estudiosos dão o nome de

As diferentes perspectivas relacionadas às matrizes teórico-metodológicas possuem divergências significativas nas formas de conceber família, particularmente em relação às expectativas que se tem sobre as formas de ser e conviver e em relação ao seu papel na provisão de bem-estar, ou seja, na proteção de seus membros. Atualmente, as concepções em evidência no campo da proteção social estão situadas no arco do estrutural funcionalismo e da teoria social crítica. A concepção de família, construída no marco da teoria social crítica, assenta-se no entendimento de que 

Nos tempos atuais, muitos fatores incidem nas variadas formas de famílias e nos consequentes desafios em relação à parentalidade, o que representa um desafio – o de se respeitarem as famílias em suas diferentes configurações, pelo dever ético de se empenhar para suprimir preconceitos e fomentar o respeito à diversidade. Gois e Oliveira (2019) trazem que o debate sobre a pluralidade dos modos de ser famílias passa pelo entendimento das configurações familiares, que resultam da associação entre sua

No contexto da sociedade burguesa, os direitos humanos esbarram, não obstante a proposta de universalidade, nos limites estruturais da sociedade capitalista. A produção/ reprodução desta sociedade decorrem de divisões, tais como do trabalho, de classe, de conhecimento, de apropriação da riqueza socialmente produzida, sem falar dos desdobramentos daí resultantes, como divisões asseguradas, em grande parte, pelo preconceito, relacionadas a gênero, etnia etc. Podemos afirmar que, nessa organização social, a proclamada universalidade de direitos demonstra

A fragilidade no campo da democracia política concorre para intensificar a racionalidade que rege a dinâmica da acumulação capitalista. Uma racionalidade que, para a valorização do capital, minimiza o Estado, degrada o trabalho e banaliza valores caros à vida humana. Com isso, são evidentes as dificuldades de acesso à educação qualificada, à informação e ao exercício da cidadania, limitando a decifração da realidade social e a concepção de direitos e deveres na sociedade de classes, obstaculizando

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